terça-feira, 20 de maio de 2014

Quarteto de Metais atua no Corvo, Flores e S. Jorge

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove a realização de três concertos pelo Quarteto de Metais, composto por Antero Ávila (tuba), Roberto Rosa (trompete), Paulo Borges (trompete) e Edgar Marques (trompa).

Os concertos, que integram a Temporada Artística 2014, terão início sempre às 21h30 e realizam-se a 24 de maio na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, em Vila Nova do Corvo, a 25 de maio no Convento de São Boaventura, em Santa Cruz das Flores, e a 31 de maio no auditório das Velas, em São Jorge.

O Quarteto de Metais interpreta música original para coro, transcrita para os instrumentos substituírem as vozes, como era prática no Renascimento e viria a dar origem à música instrumental, que o Quarteto também interpreta.

O concerto que será apresentado no Corvo, nas Flores e em S. Jorge faz uma viagem através da História da Música, começando no Renascimento, passando pelo Barroco, Classicismo e Romantismo, para terminar nos nossos dias.

O programa inclui a interpretação de peças de Baldassarre Donato, Orlando di Lasso, Giovanni Gabrieli, J. S. Bach, Georg Händel, Jean-Joseph Mouret, Georg Philipp Telemann, Beethoven, Johannes Brahms, Anton Bruckner, Antero Ávila e Henry Purcell.

No âmbito da deslocação do Quarteto de Metais às ilhas do Grupo Oriental dos Açores, atendendo à carência de oferta formativa, sobretudo no Corvo, terá lugar, a 23 de maio, das 20h00 às 23h00 e, no dia seguinte, das 10h00 às 13h00, um workshop destinado aos elementos da Sociedade Filarmónica Lira Corvense, que será ministrado por Antero Ávila, Paulo Borges e Edgar Marques.

Antero Ávila, natural da ilha do Pico, assumiu aos 14 anos a direção artística da Filarmónica União Artista de S. Roque do Pico, onde foi maestro durante dois anos, tendo composto ao longo da sua vida artística várias peças e feito inúmeros arranjos para serem tocados por bandas filarmónicas.

Com 16 anos, ingressou no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde completou o curso básico, frequentando depois o Conservatório Nacional de Lisboa e a Escola Superior de Música de Lisboa, onde completou a Licenciatura em Composição.

Atualmente, vive na Terceira, onde é professor de Análises e Técnicas de Composição e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, além de compositor, maestro e instrumentista.

Roberto Rosa nasceu no Canadá, tendo iniciado os estudos musicais na Sociedade União Popular da Ribeira Seca, no concelho da Calheta, em S. Jorge.

Em 2005, ingressou no Conservatório Regional da Horta, na classe de Trompete, prosseguindo depois os estudos musicais no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde acumulou, entre 2008 e 2010, as disciplinas de Trompete e Formação Musical, com a disciplina de Técnica Vocal.

Foi um dos impulsionadores da Orquestra de Sopros da Ilha Terceira, na qual, além de músico, também exerce funções de diretor executivo, integrando ainda a Orquestra Regional Lira Açoriana e a Orquestra Angrajazz.

Paulo Borges, natural da ilha Terceira, iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, terminando posteriormente o curso complementar no Conservatório Regional da Horta.

Licenciado em Trompete pela Academia Nacional de Orquestra, teve posteriormente aulas de aperfeiçoamento no Conservatório Superior de Paris, sendo atualmente professor de Trompete na Escola Tomás de Borba.

Foi membro fundador do Ensemble Português de Trompetes, com o qual atuou na International Trumpet Guild Conference em Denver, Filadélfia e Manchester, além de já ter também tocado com a Orquestra do Teatro Angrense, a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música e a Orquestra Académica Metropolitana, colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e integrado a Orquestra Clássica Francisco de Lacerda.

Edgar Marques nasceu na Covilhã e começou os seus estudos musicais de trompa na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, onde concluiu o curso básico de instrumento e o curso de instrumento, ingressando depois na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu o bacharelato e a licenciatura de trompa.

Foi professor na Academia de Música da Ilha Graciosa e, atualmente, leciona na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba.




GaCS

Sem comentários: