quinta-feira, 29 de maio de 2014

Governo dos Açores aposta na inclusão social de pessoas com deficiência, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social assegurou hoje, na Praia da Vitória, que o Governo dos Açores vai dar continuidade a iniciativas que visem a inclusão social de pessoas com deficiência.

Piedade Lalanda, que falava no final de uma visita ao projeto Futurmar - Vela Adaptada, salientou a importância destes projetos como “estratégias pedagógicas e sociais”, uma vez que permitem a inclusão social.

“Nós temos que continuar a apostar nestes projetos inovadores a nível social”, afirmou Piedade Lalanda, frisando que estas iniciativas pretendem dar uma oportunidade às pessoas com deficiência de terem uma prática a que um cidadão comum tem acesso.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social sublinhou ainda a importância destas ações abrangerem desde cedo “mais pessoas”, proporcionando assim “a inclusão de crianças que têm dificuldades ao nível cognitivo, motor e visual” e, em simultâneo, reforçando as suas competências.

“É muito importante incluir pessoas diferentes, tornando-as mais iguais, através deste género de experiência”, frisou.

Relativamente ao projeto Futurmar - Vela Adaptada, a Secretária Regional considerou que se trata de uma “experiência bastante positiva” porque, através de “um contexto diferente de aprendizagem, como é o caso da vela, com a relação com o mar, estes jovens adultos conseguem ganhar competências que, de outra forma, não conseguiriam obter”.

Piedade Lalanda salientou que estes projetos destinam-se a pessoas com deficiência e são financiados pelo Governo dos Açores com o objetivo de “combater as desigualdades” e impulsionar “estratégias para pessoas com maiores dificuldades”, proporcionando uma “maior participação nas atividades desenvolvidas pela sociedade” e um “maior acesso às iniciativas, à descoberta do mundo e, ao mesmo tempo, maior ganho de competências pessoais e sociais”.



Anexos:
2014.05.29-SRSS-ProjetoFuturmarVelaAdaptada.MP3
GaCS

Sem comentários: