sexta-feira, 30 de maio de 2014

LREC promove semana alusiva à “Qualidade na Engenharia e na Construção”

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, entre 3 e 6 de junho, a realização de vários eventos relacionados com a temática da 'Qualidade na Engenharia e na Construção'.

A iniciativa, integrada no Plano de Divulgação do Conhecimento Cientifico e Tecnológico do LREC para 2014, terá início terça-feira com a realização de um curso de formação sobre 'Controlo Técnico da Qualidade da Construção'.

Este curso pretende fornecer aos participantes os conhecimentos essenciais sobre a atividade de Controlo Técnico da Qualidade da Construção, designadamente para efeitos de emissão do seguro decenal de proteção contra defeitos nas construções.

As inscrições para este curso já estão encerradas, uma vez que foi atingido o limite de participantes.

Na tarde do dia seguinte terá início um curso de formação sobre 'Auditorias Técnicas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em Obras de Construção', que visa fornecer aos participantes os conhecimentos essenciais para a realização de auditorias técnicas de SST em obras com base na metodologia da norma internacional ISO 19011 e tendo em conta normas técnicas europeias aplicáveis à SST na indústria da construção.

Esta semana culmina com a realização, na manhã de 6 de junho, de um seminário alusivo ao tema 'Qualidade na Engenharia e na Construção'.

Este encontro parte da conceção de que a qualidade, atualmente, não é mais uma função isolada dentro das organizações, nem apenas um diferencial de mercado, sendo vista como uma questão de sobrevivência.

Nesse sentido, o seminário apresentará casos práticos de empresas que implementaram sistemas de qualidade, garantindo assim a melhoria da sua eficiência e competitividade e a sobrevivência no mercado.

Este seminário contará com a participação de Luís Alves Dias e Nuno Marques de Almeida, do Instituto Superior Técnico, que apresentarão o tema 'Gestão da Qualidade no Ciclo de Vida da Construção', estando também prevista a participação de uma empresa de fiscalização e projeto e de uma empresa construtora, que abordarão as suas experiências na implementação de um sistema de gestão de qualidade nas suas áreas de negócio.

Mais informações sobre estes eventos, bem como sobre as próximas ações a desenvolver no âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Cientifico e Tecnológico para 2014, podem ser obtidas no sítio do LREC na Internet, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/gra/srtt-lrec/




GaCS

Sem comentários: