quarta-feira, 28 de maio de 2014

Governo dos Açores promove concerto com o “Quarteto de Cordas com.Mozart e Flauta Solo” em Vila do Porto

O Governo dos Açores promove a 1 de junho, em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, a realização de um concerto do 'Quarteto de Cordas com.Mozart e Flauta Solo', constituído por Grigori Spektor e Natalia Zhylkina, em violino, Pasquale Sansanelli, em viola d’arco, Natália Ferraz, em violoncelo, e Yuriy Pankiv, na flauta.

Este concerto, que se insere na Temporada Artística 2014 organizada pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, apresenta um repertório variado, com obras de Boccherini, Elgar, Vanhal e Haydn.

O 'Quarteto de Cordas com.Mozart' nasceu em 2006, no âmbito do IV Festival de Música Antiga dos Açores para comemorar os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, e inspira-se numa circunstância ocorrida na vida deste compositor.

Em 1785, durante a sua permanência em Viena, Mozart frequentou a casa dos irmãos Storace, participando em serões musicais informais e tocando a viola-d'arco num quarteto de cordas que integrava outros célebres compositores, nomeadamente Joseph Haydn, no 1.° violino, Carl Ditters von Dittersdorf, no 2.° violino, e Johann Baptist Vanhal, no violoncelo.

O 'Quarteto de Cordas com.Mozart' pretende evocar este ilustre agrupamento, não só executando música 'de Mozart', mas também música 'com Mozart', tal como podia ter acontecido num serão de 1785.

Para além do repertório do classicismo vienense, o quarteto executa obras do séc. XIX e dos primeiros anos do séc. XX.

Apresentando-se em concertos em diversas ilhas do arquipélago açoriano, no âmbito do Festival de Música Antiga dos Açores, e nas Temporadas do Teatro Micaelense, o 'Quarteto com.Mozart' conta também com a colaboração de outros músicos, nomeadamente Yuri Pankiv, Irina Semëonova e Valery Kobiakin.

O concerto que se realiza a 1 de junho tem entrada livre e vai decorrer, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Pública de Vila do Porto.



GaCS

Sem comentários: