quinta-feira, 22 de maio de 2014

Diretor Regional do Ambiente destaca importância das ilhas para a diversidade biológica

O Diretor Regional do Ambiente destacou hoje, na Horta, a importância das ilhas para a diversidade biológica, apesar de todas as ilhas do mundo representarem apenas cinco por cento da área terrestre.

“Apesar de as ilhas do planeta representarem 5% da área terrestre, é nos territórios insulares que se encontra mais de um terço dos espaços com principal relevância em termos da conservação da natureza e de diversidade biológica”, frisou Hernâni Jorge, na inauguração da nova exposição permanente do Jardim Botânico do Faial.

Hernâni Jorge salientou, a propósito do Dia Internacional da Diversidade Biológica, dedicado ao tema 'Biodiversidade Insular', que “nada mais apropriado do que neste dia inaugurar uma exposição dedicada à História Natural da Vegetação dos Açores”.

Esta mostra, integrada no projeto Azores Trail Run, pretende apresentar ao visitante um enquadramento da história natural da vegetação do arquipélago, da importância da conservação dos seus habitats e espécies únicos e ainda o projeto de conservação da natureza implementado pelo Jardim Botânico do Faial.

Azores Trail Run é uma iniciativa do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), apoiada pelo Governo dos Açores, através do Parque Natural de Ilha do Faial.


O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado há 13 anos pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimento sobre a Biodiversidade.


Anexos:
2014.05.22-DRA-Exposição.mp3

GaCS

Sem comentários: