quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Açores participam na Cimeira Mundial das Regiões, em Paris

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, vai participar, em representação do Presidente do Governo, na Cimeira Mundial das Regiões, que decorre a 10 e 11 de outubro, em Paris.

A cimeira será dedicada às questões do Clima e reunirá cerca de nove centenas de participantes, incluindo representantes de governos regionais, estados federados e províncias de vários continentes, além de empresários, académicos e especialistas.

Rodrigo Oliveira salientou que a cimeira será uma "manifestação clara e inequívoca da importância dos poderes regionais no âmbito da governação mundial, em particular no que se refere ao seu real contributo para o desenvolvimento sustentável dos territórios e a implementação de políticas de combate às alterações climáticas".

"No que diz respeito às políticas ambientais, os Açores têm um património de que se orgulham, fruto da ação dos seus órgãos de governo próprio, e esta será uma oportunidade para promover a nossa Região junto dos demais participantes na cimeira", frisou Rodrigo Oliveira, apontando, entre outros, os exemplos das energias renováveis e da gestão cuidada e responsável do património terrestre e marinho dos Açores.

Durante os dois dias de trabalho, nas diversas sessões que integram o programa desta Cimeira Mundial, vão estar em debate temas como a ação das regiões na promoção das energias renováveis e o seu papel no novo sistema de governança mundial, o desenvolvimento de projetos de baixo nível de emissões de carbono e as diversas dimensões para desenvolvimento de uma economia sustentável, como a empregabilidade, a inovação e a tecnologia.

A Declaração Final, que resultará das apresentações, painéis e debates realizados durante os trabalhos, pretende ser uma contribuição da Cimeira Mundial das Regiões para a definição de uma agenda positiva para a Conferência do Clima de Paris, que se realizará em 2015, e para a obtenção de um novo acordo internacional nesta área.

"Os esforços de alguns Estados no sentido de um acordo internacional verdadeiramente ambicioso neste domínio não têm tido os resultados esperados e, acima de tudo, necessários. Por isso, as regiões, os estados federados, as províncias e os municípios devem afirmar o seu compromisso com a 'economia verde' e a luta contra as alterações climáticas, contribuindo assim, e de um modo positivo, para o processo de negociações", salientou Rodrigo Oliveira.

Esta cimeira será encerrada pelo Presidente da República francesa, François Hollande, e contará também com intervenções do Primeiro-Ministro, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Ministra da Ecologia do Governo de França, além de presidentes de regiões e governadores de diversos estados e províncias dos vários continentes, bem como de representantes da União Europeia e das Nações Unidas, de empresas, multinacionais e universidades, envolvendo assim uma ampla comunidade de agentes para uma abordagem da base para o topo nos diferentes domínios da denominada 'economia verde', nomeadamente regiões, cidades, empresas e instituições financeiras.


A Cimeira Mundial das Regiões é organizada pela R20 - Regiões para a Ação Climática, uma organização não governamental fundada em 2010, na Califórnia, na qual o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, assume as funções de Vice-Presidente para a Europa. 



GaCS

Sem comentários: