quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Vítor Fraga garante que Governo está ao lado dos empresários na promoção dos produtos turísticos açorianos

O Secretário Regional do Turismo e Transportes lançou hoje, em Ponta Delgada, um desafio aos empresários regionais para que apostem na valorização e promoção dos produtos turísticos da Região, assegurando que terão sempre no Governo dos Açores um aliado na sua ação.

Vítor Fraga, que falava na abertura da conferência Chinese Tourists Welcoming Training Programme – COTRI, no Palácio José do Canto, lembrou que os empresários têm à sua disposição sistemas regionais de incentivos como o Competir+.

“Reafirmamos assim o nosso compromisso de ser um parceiro ativo dos nossos empresários no desenvolvimento da sua atividade”, frisou o Secretário Regional, salientando a necessidade de conhecer melhor o perfil do turista chinês, para avaliar a possibilidade de adaptar a oferta e as estratégias de comunicação às suas expetativas.

“Há que explorar novos caminhos e novas alternativas, que nos fortaleçam e nos preparem melhor para enfrentarmos o futuro”, afirmou Vítor Fraga, destacando a importância do “desafio permanente de superação, em prol da nossa sustentabilidade”.

Para o Secretário Regional, “perante os desafios do futuro, é prioritário procurar novas e renovadas estratégias conjuntas ao nível da afirmação do Destino Açores e ao nível da geração de receitas, de forma a garantir a sustentabilidade da indústria do turismo na Região”, recordando ainda a necessidade premente de adequar a oferta aos mercados.

“Temos de ter a capacidade de nos vender, porque o mundo mudou e o tempo dos clientes irem comprar terminou. Vivemos um novo tempo, em que o consumidor tem exigências específicas, em que os fatores diferenciadores assumem um papel preponderante no momento da decisão”, frisou.

Na sua intervenção, Vítor Fraga destacou a aposta feita na qualificação do Destino Açores ao longo da última década e meia, que permite vender o arquipélago aos turistas “ambientalmente exigentes”, salientando os reconhecimentos internacionais nessa área, como a recente atribuição do galardão Quality Coast Platina para o biénio 2014/2015.

“A qualificação, a modernização, a inovação e a diversificação da nossa oferta turística têm estado, estão e estarão sempre no topo das nossas prioridades, numa estratégia bem definida de construirmos um destino sustentável, assente na harmonia e no respeito por aquilo que melhor nos identifica e diferencia”, salientou Vítor Fraga.

O Secretário Regional destacou os frutos do trabalho entre entidades públicas e privadas para oferecer produtos de excelência, que vão desde atividades na natureza, como a observação de cetáceos, a BTT ou espeleologia, entre outros, aliados numa interação com o património cultural, como o de Angra do Heroísmo ou da Cultura da Vinha do Pico, ambos classificados como Património Mundial pela UNESCO.

“Sendo a valorização e a qualificação da oferta um dos vetores fundamentais na construção de um destino turístico, a promoção assume-se como sendo outro. Não basta termos, não basta sermos bons, temos de ser efetivamente os melhores se queremos ter sucesso”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: