terça-feira, 7 de outubro de 2014

Museu de Angra do Heroísmo assinala 90.º aniversário da passagem do dirigível "Los Angeles"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 11 de outubro, uma sessão intitulada “Do Zeppelin ao Drone”, que assinala o 90.º aniversário da passagem do dirigível ZR-3 USS “Los Angeles” sobre Angra do Heroísmo, no seu voo inaugural de travessia do Atlântico, em direção aos Estados Unidos.

O ZR-3 USS “Los Angeles” foi um dirigível construído na Alemanha, sob as ordens de Hugo Eckener, sucessor do Barão de Zeppelin, sendo destinado aos EUA como reparação de guerra após o fim do primeiro grande conflito mundial (1914-1918).

A sua rota sobre Angra do Heroísmo foi anotada pelo tenente-coronel José Agostinho, tendo sido fotografado por António José Leite sobre a Praça Velha, cerca das 13h20 do dia 13 de outubro de 1924.

O dirigível tinha 200 metros de comprimento, pesava 46 toneladas e levava 30 tripulantes, mas podia transportar 80 pessoas.

Neste encontro, que terá lugar no claustro do edifício de São Francisco, a partir das 15h00, a memória do primeiro engenho voador a sobrevoar a ilha Terceira será feita por Francisco Maduro-Dias, enquanto o operador de imagem Paulo Pereira promoverá uma reflexão sobre a atual utilização do drone, complementada com uma demonstração das potencialidades e funcionalidades deste dispositivo voador.

O Museu de Angra do Heroísmo, com a realização deste encontro, cumpre a sua missão de se assumir como um "centro de recolha, estudo, tratamento, conservação e divulgação, onde as pessoas podem aprender, recrear-se, recordar e usufruir, mas também questionar, confrontar e inquirir os caminhos do futuro e da novidade.”

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: