domingo, 12 de outubro de 2014

Os Açores e as suas Comunidades fortalecem a relação de Portugal com os EUA, defende Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo defendeu, em Washington, que o país não deve desperdiçar o grande potencial que representam os Açores e as suas Comunidades Emigrantes para o fortalecimento da relação centenária existente entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Vasco Cordeiro falava, sábado à noite, na XVIII Gala do Portuguese-American Leadership Council of the United States – PALCUS, organização norte-americana que se dedica à defesa dos interesses da Comunidade Portuguesa residente nos Estados Unidos da América, onde recebeu o Prémio de Liderança Internacional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que assumir o papel que essas Comunidades desempenharam e desempenham, bem como o potencial que apresentam para aumentar os benefícios mútuos desse relacionamento, não é algo que diminua a importância do nosso País, mas que, pelo contrário, aumenta essa relevância.

Nesse sentido, destacou a postura desenvolvida pela PALCUS e por outras instituições e personalidades, como é o caso do Embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, que têm “trabalhado de forma louvável, envolvendo e conjugando vontades para bem dessa relação centenária entre Portugal e os Estados Unidos da América”.

Vasco Cordeiro fez questão de reafirmar que os Açores têm nos Estados Unidos um alargado “grupo de amigos” que têm sido incansáveis e fundamentais no apoio que prestam à Região, face aos diversos desafios com que está confrontada.

Relativamente ao Prémio de Liderança Internacional (International Leadership Award) que recebeu, Vasco Cordeiro considerou que, mais do que sinalizar a conduta de um homem, pretende “destacar as lutas, as conquistas e os desafios de todo um Povo, no caso concreto, do Povo Açoriano”.

Além de Vasco Cordeiro, foram homenageados nesta Gala o empresário e locutor de rádio Frank Baptista (Special Recognition Award), a Portuguese-American War Veterans (Outstanding Organization Award), a administradora de empresas Liliana Canelas de Sousa (Community Leadership Award), o superintendente da rede de escolas públicas do Condado de Miami-Dade Alberto Carvalho (Educational Leadership Award), o gestor John Melo (Business Leadership Award) e o empresário Bill Freitas (Entrepreneur Leadership Award).



GaCS

Sem comentários: