segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Qualificação da oferta é desafio para o turismo regional, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a qualificação da oferta é um dos grandes desafios que enfrenta atualmente o setor turístico nos Açores.

“Temos continuamente novos desafios e um dos grandes desafios atualmente passa pela capacidade de qualificação da nossa oferta”, frisou Vítor Fraga, na inauguração da Delegação da Federação Portuguesa de Turismo Rural nos Açores.

O titular da pasta do Turismo salientou que este esforço na qualificação não deve passar somente pelas infraestruturas, com a sua modernização e aumento de conforto, mas também é necessário ao nível dos recursos humanos, destacando que uma melhor qualificação aumenta a qualidade do atendimento e também o sentido da hospitalidade.

Nesse sentido, Vítor Fraga defendeu a necessidade de desenvolver continuamente uma cultura de exigência e de excelência, para que a região tenha a capacidade de surpreender os turistas, lembrando que “quem nos visita será sempre o nosso melhor promotor”.

O Secretário Regional apelou também a uma maior eficiência ao nível da promoção com recurso às novas tecnologias, nomeadamente aos canais digitais e social media, numa perspetiva permanente de comunicação com o cliente final.

“Temos que ser capazes de colocar a pressão sobre o lado da procura”, afirmou, destacando a importância do trabalho conjunto entre todas as entidades envolvidas neste setor, que assume especial importância numa região como os Açores, pela transversalidade da sua oferta.

“O Governo dos Açores esteve, está e estará sempre disponível para trabalhar em conjunto, como tem feito até aqui. E tem-no feito em todas as áreas do setor do turismo, onde se engloba naturalmente o turismo em espaço rural”, realçou Vítor Fraga, considerando que o trabalho feito pelas 'Casas Açorianas' é uma referência para todos os que estão envolvidos neste setor.

O Secretário Regional salientou ainda que o Turismo em Espaço Rural apresenta nos Açores um alinhamento perfeito com a matriz deste destino turístico, pela ligação direta que tem com as características diferenciadoras da Região, que a tornam única no contexto da oferta existente.

“Os Açores não concorrem apenas com o território nacional ou com a Madeira”, afirmou Vítor Fraga, acrescentando que a Região está inserida “numa oferta global".

"A nossa concorrência é com os mais diversos destinos por este mundo fora, daí ser fundamental termos fatores diferenciadores para que, no momento da decisão daqueles que pretendem organizar as suas férias, sirvam de alavanca para os impulsionar a vir para a Região”, frisou.

Vítor Fraga afirmou ainda que os Açores, fruto do trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas, são hoje uma referência a nível nacional no alojamento em espaço rural, com uma oferta que representa 10% da oferta global na Região, o que contrapõe com pouco mais de 3% a nível nacional.

O Secretário Regional destacou a importância desta atividade no que diz respeito à dinamização das economias locais, desde logo pela proximidade que existe em relação às comunidades e à cultura local.

“Este é um setor em que é fundamental ser sustentável e o contributo do Turismo em Espaço Rural para essa sustentabilidade é fundamental, na perspetiva de comercializarmos aquilo que temos de melhor, mas sempre com o respeito àquilo que nós temos e nos carateriza, que é essencialmente a nossa natureza, a nossa cultura, as nossas tradições”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:

GaCS

Sem comentários: