sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Açores garantem acesso à base de dados da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção

O Diretor Regional do Ambiente revelou hoje que a Região Autónoma dos Açores vai passar a dispor de acesso à base de dados da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).

Hernâni Jorge, que falava, em Lisboa, no final de uma reunião com a presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), frisou que os Açores vão dispor da “capacidade para emitir diretamente as respetivas licenças e certificados para o território regional”.

Nesse sentido, acrescentou que “serão imediatamente desencadeados todos os procedimentos necessários para esse efeito, designadamente a formação de técnicos da Direção Regional do Ambiente e de outras entidades envolvidas no processo”.
Nesta reunião foram ainda abordadas questões relacionadas com a participação da Região no projeto de capacitação de competências que está a ser desenvolvido por Portugal no âmbito do Programa LIFE, e que integra o ICNF, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O encontro permitiu também analisar aspetos referentes à envolvência dos Açores num projeto integrado de conservação da natureza no quadro do Programa LIFE, tendo ficado definidas as bases de colaboração e articulação.




GaCS

Sem comentários: