quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada apresenta "Bibliosketching"

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, inaugura sexta-feira, 6 de fevereiro, pelas 18h30, a exposição “Bibliosketching”, que resulta do 6.º Encontro “Urban Sketchers Açores”, que decorreu a 27 de dezembro naquele espaço.

Nesta “Bibliosketching”, que ficará patente ao público até 9 de abril, estarão expostos cerca de duas dezenas de diários gráficos com desenhos resultantes daquele encontro, revelando pormenores do edifício, vivências do dia a dia e espaços de aprendizagem e cultura.

A exposição, que pode ser visitada nos dias úteis das 09H00 às 19H00 e aos sábados das 14H00 às 19H00, é também composta por uma pequena mostra bibliográfica sobre desenho e diário gráfico, bem como por exemplares de peças desenhadas pertencentes a arquivos depositados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A “Urban Sketchers” é uma organização sem fins lucrativos criada por iniciativa de Gabriel Campanario, jornalista e ilustrador do jornal norte-americano Seattle Times, através de um grupo/página Flickr e, posteriormente, num blogue, onde as pessoas podiam partilhar livremente desenhos em registo de diário gráfico (“location drawings”).

O sucesso deste projeto na blogosfera foi tão grande que, rapidamente, grupos e páginas locais foram surgindo e expandindo-se pelos cinco continentes, com a missão e objetivo do grupo de promover, incentivar e unir as pessoas através da prática do diário gráfico (desenho), sob o lema “See the world one drawing at a time”.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: