sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Diretor Regional da Ciência e Tecnologia defende necessidade de mobilizar investigadores e empresas para o programa Horizonte 2020

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou que a participação de investigadores e empresas dos Açores no Programa-Quadro Horizonte 2020 vai permitir “integrá-los nas redes europeias de ciência e tecnologia”. 

Nélson Simões, que falava sobre os seminários dedicados ao Horizonte 2020 que decorreram em várias ilhas e hoje terminaram em Ponta Delgada, frisou que “o Governo dos Açores pretende desenvolver e implementar medidas que visem uma participação efetiva em programas de financiamento externo que potenciem o desenvolvimento em investigação e desenvolvimento na Região”.

Nesse sentido, o Fundo Regional de Ciência e Tecnologia, através de um contrato com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), pretende apoiar as candidaturas de investigadores e empresas regionais ao Horizonte 2020.

Segundo o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, “a participação de investigadores e empresas da Região no Horizonte 2020 vai garantir financiamento para poderem promover a sua investigação, os seus produtos e a sua inovação, e vai introduzir inovação e conhecimento naquilo que fazemos e produzimos nos Açores, de modo a que a economia açoriana se possa desenvolver”.

Nelson Simões salientou ainda que “é preciso que as empresas também se mobilizem para participarem em colaboração com os investigadores, visto que os consórcios têm prioridade no âmbito deste quadro comunitário”.

O Diretor Regional disse que, no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, “os investigadores e as empresas podem concorrer a todos os projetos que entenderem, dado que não há um número limite de participações”, referindo que “neste momento já há dois ou três projetos açorianos submetidos”.

Nelson Simões lembrou ainda que “em quadros comunitários anteriores houve na Região muitas experiências com sucesso”, apontando o programa FP7, que contou com 12 participações açorianas, "fundamentalmente de investigadores”.

Nos seminários sobre o Horizonte 2020, que decorreram na Terceira, no Faial e em São Miguel, foram discutidas metodologias e estratégias que facilitem a apresentação de propostas de investigadores, empresas e associações da Região a este programa comunitário.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: