quinta-feira, 12 de março de 2015

Açores desenvolvem o “trabalho mais abrangente" alguma vez efetuado ao nível do Turismo, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, na Horta, que os Açores estão atualmente a desenvolver aquele que é, “sem dúvida alguma, o trabalho mais abrangente que alguma vez foi efetuado ao nível do Turismo” no arquipélago.

Vítor Fraga falava quarta-feira à noite no primeiro Encontro do Turismo, onde foram apresentados os primeiros dados resultantes dos inquéritos realizados à população açoriana pelo Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que vão integrar o trabalho que culminará no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores com o Horizonte 2020.

Nesta primeira sessão aberta à população, Vítor Fraga salientou que o Governo dos Açores “assumiu o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores com o Horizonte 2020 como um documento fundamental e que deve assumir um caráter transversal a toda a sociedade”.

“No fundo, o que se pretende é que a linha orientadora do Turismo dos Açores seja uma linha de que todos façam parte e que todos contribuam para a sua definição”, frisou.

Nesse sentido, foi decidido que a construção deste plano estratégico deveria ter "uma ampla participação da parte de todos, desde logo da população açoriana, dos líderes de opinião, das entidades públicas, entidades privadas, dos turistas, dos potenciais turistas, ou seja, daqueles que fazem turismo mas ainda não optaram por vir aos Açores, dos operadores nacionais e internacionais que trabalham o destino Açores, dos operadores nacionais e internacionais que não trabalham o Destino Açores e dos grandes operadores mundiais”, salientou o Secretário Regional.

Vítor Fraga sublinhou ainda que este é, por isso, “um trabalho em que todos são convidados a participar, um trabalho em que não deixamos ninguém para trás e esta, hoje, é a primeira prestação de contas de um trabalho que está em curso”.

Esta prestação de contas, acrescentou, “será apresentada em todas as ilhas onde, simultaneamente, todos serão novamente convidados a contribuir para a realização deste plano”.

A elaboração do Plano Estratégico tem uma fase de diagnóstico, onde serão desenvolvidos vários estudos e onde se inclui o trabalho já realizado junto da população dos Açores, que foi agora apresentado pelos elementos do IPDT.

Seguidamente, revelou Vítor Fraga, o trabalho “irá originar um programa de ação, desde logo com o Plano de Marketing para o Turismo dos Açores, com a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e com um programa de gestão de implementação do plano estratégico”.

Cada um dos indicadores será depois avaliado periodicamente “e partilhado com todos, identificando naturalmente novas dinâmicas, nomeadamente ao nível do perfil do turista que visita os Açores ou mesmo da perceção dos residentes face ao desenvolvimento do setor”, afirmou.

Vítor Fraga revelou ainda que posteriormente irá ser apresentado “um sistema de desenvolvimento do turismo que todos devem conhecer, que todos devem integrar e onde todos deveremos ser atores principais, quer tenhamos um contacto direto com o turista, quer o tenhamos por via indireta”.

“Receber bem é, pois, sinónimo de gerar riqueza, preservar e criar postos de trabalho e é nesta perspetiva que devemos todos atuar, porque a nossa visão é de que o turismo nos Açores só será bom se for efetivamente bom para quem cá vive e cabe a cada um de nós transformar o setor do turismo num setor determinante para que todos nós possamos viver melhor na nossa terra”, afirmou o Secretário Regional.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: