domingo, 15 de março de 2015

Desfibrilhadores Automáticos Externos nas ambulâncias da Graciosa a partir de abril, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Santa Cruz, a implementação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nas ambulâncias da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa a partir de 15 de abril.

Luís Cabral, que falava na cerimónia comemorativa do 34.º aniversário daquela corporação de bombeiros, frisou que a aquisição dos DAE vai possibilitar “uma maior e mais eficaz capacidade de resposta às necessidades dos graciosenses na área cardiovascular”, permitindo, desta forma, aos bombeiros contribuir “para o reforço da cadeia de sobrevivência”.

“Este é mais um passo significativo que o Governo dos Açores dá na área da emergência pré-hospitalar, que pretende garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória”, afirmou Luís Cabral.

A implementação de DAE na Região Autónoma dos Açores está a cargo do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e visa o reforço de uma resposta integrada ao socorro precoce e evolutivo em vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Esse reforço é garantido com a difusão da capacidade de desfibrilhação em veículos de emergência tripulados por não médicos, tornando-se o socorro, efetivamente, mais precoce.

Na sua intervenção, o Secretário Regional da Saúde enalteceu ainda o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da ilha Graciosa.

“Estamos a fazer cada vez mais e melhor para melhorar a vida dos Açorianos e, neste caso em concreto, dos Graciosenses”, salientou Luís Cabral.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: