terça-feira, 3 de março de 2015

Maria de Fátima Marques Pereira dirige Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Maria de Fátima de Sá Guerra Marques Pereira está, desde o início de fevereiro, a exercer as funções de direção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, sedeado na Ribeira Grande, em S. Miguel.

Com um vasto currículo no exercício quer de atividades docentes, quer de investigação, Maria de Fátima Marques Pereira exerceu, entre outros cargos, o de Subdiretora Geral das Artes, na Direção Geral das Artes, na dependência do Ministério da Cultura.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com tese na área da fotografia, e Doutoranda em História, também na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria de Fátima Marques Pereira é investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – grupo de investigação Memória e Construção de Identidade da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Até janeiro deste ano, foi docente convidada da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto, como professora de Métodos de Investigação em Comunicação Audiovisual e coorientadora da unidade curricular de projeto/estágio na área de Especialização em Fotografia.

Foi também docente nas licenciaturas de Tecnologia da Comunicação Audiovisual e Tecnologia da Comunicação Multimédia e orientadora do projeto final da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Multimédia.

Foi, ainda, professora na Escola Superior Artística do Porto, no Mestrado Integrado em Arquitetura, nas licenciaturas de Artes Visuais – Fotografia e Animação e Produção Cultural, e nos cursos bietápicos de licenciatura em Arte e Comunicação, nos cursos superiores de Fotografia e Cine-Vídeo, no curso bietápico de Licenciatura Teatro e nos cursos superiores de Animação Cultural e Teatro.

Maria de Fátima Marques Pereira, além do exercício de cargos de gestão académicos e científicos, sendo, designadamente, uma das criadoras da licenciatura em Gestão Cultural da ESAP aprovada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no ano de 2009, é autora de numerosos artigos e títulos publicados nas áreas da Arte Contemporânea, Fotografia e Gestão Cultural e tem participado em júris de concursos de Arte Contemporânea, nomeadamente no Júri da ArchivoZine, da Revista Trama e, de 2004 a 2009, no Júri do Concurso Nacional de Fotografia “Novo Talento Fotografia FNAC “.

Esta técnica superior, de acordo com a BEPA (Bolsa de Emprego Público dos Açores), celebrou com a Região um contrato de prestação de serviços com validade de três anos e tem, entre outras obrigações, a de promover a adoção das medidas necessárias à prossecução das atribuições do Arquipélago.

A Direção Regional da Cultura, responsável pela gestão do Arquipélago, já procedeu igualmente à contratação do pessoal administrativo e técnico necessário ao funcionamento daquela estrutura, que será inaugurada a 29 de março.



GaCS

Sem comentários: