quarta-feira, 4 de março de 2015

Museu de Santa Maria apresenta “As ilhas de Gaspar Frutuoso: uma viagem no século XXI”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Santa Maria, inaugura hoje, em Vila do Porto, uma exposição organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, subordinada ao tema "As ilhas de Gaspar Frutuoso: uma viagem no século XXI".

A exposição pretende dar visibilidade à obra de Gaspar Frutuoso intitulada "Saudades da Terra", cujo original manuscrito é frequentemente solicitado para consulta na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, mas também destacar a dimensão da 'viagem' nesta obra, detetável a diferentes níveis.

Os especialistas nesta obra realçam a descrição de percursos, relevos, espaços e lugares que concretiza roteiros que circundam ou cortam pelo interior as ilhas açorianas, numa 'viagem' que o texto quinhentista proporciona e que é passível de ser transposta para o século XXI.

Pela leitura de capítulos dos livros 3.º, 4.º e 6.º é possível reconhecer e identificar nitidamente contornos, características e lugares modernos das ilhas açorianas.

Por outro lado, através da leitura desta obra também se concretiza uma 'viagem' ao passado, nomeadamente a espaços, indivíduos, famílias e coletividades iniciais, não apenas das ilhas dos Açores, mas também das Canárias, da Madeira e de Cabo Verde.

O trajeto da exposição fixou-se apenas no arquipélago açoriano, numa 'viagem' ao que ainda hoje conhecemos, mas também ao que já não se reconhece pelo nome quinhentista, ao que se desfez ou que poucos ou nenhuns vestígios deixou.

Esta exposição estará patente no Museu de Santa Maria até 15 de abril, onde pode ser visitada entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: