sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Natércia Gaspar realça o movimento do voluntariado como sector dinâmico da sociedade


A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social destacou hoje o papel do voluntariado na sociedade civil, considerando mesmo como “um sector dinâmico da sociedade, cuja actividade se revela complementar à actuação das instituições públicas e privadas”.


Falando durante a sessão de encerramento do seminário 2011 Ano Europeu do Voluntariado, em Ponta Delgada, em que esteve presente em representação do Presidente do Governo dos Açores, Natércia Gaspar afirmou que o voluntariado traduz a “dinâmica da participação dos indivíduos na sociedade, mas também da capacidade organizativa das instituições”.


“O voluntariado é a expressão do exercício livre de uma cidadania activa e solidária”, reiterou a Directora Regional, acrescentando que o mesmo “reforça os laços sociais na medida em que os indivíduos, através da organização em sociedade e da sua integração em grupos, desenvolvem um sentido de responsabilidade cívica e de pertença”, promovendo, ainda, “o aumento da tolerância face à diversidade e à diferença”, sendo, por isso, um “catalisador de mudança, nas pessoas e nas organizações”.


Neste contexto, Natércia Gaspar apelou novamente à sociedade civil para que se envolvam e participem na vida das instituições e das comunidades. Um repto que estendeu às instituições: “não tenham medo de abrir as suas portas às pessoas que queiram colaborar convosco de forma generosa com quem e para quem as instituições existem, servindo as pessoas e as comunidades”.


Na ocasião, a Directora Regional reforçou, ainda, o empenho do Governo dos Açores em promover e apoiar o movimento voluntário na Região, expressando um “profundo reconhecimento” pelo trabalho dos inúmeros voluntários que colaboram com as diversas instituições nos Açores.


Natércia Gaspar felicitou também todas as iniciativas promovidas na Região, quer através das entidades públicas quer através das entidades privadas com vista a assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, as quais são, segundo a Directora Regional, demonstrativas “do dinamismo, do vigor e da pró-actividade do movimento voluntário na Região”.



GaCS

Sem comentários: