quinta-feira, 16 de maio de 2013

Secretaria Regional dos Recursos Naturais atribui 40 mil euros à Geoparque Açores


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais assinou hoje, na Horta, um protocolo de cooperação com o Geoparque Açores, que foi admitido em março nas redes Europeia e Global de Geoparques como o 53.º Geoparque Europeu.

“Através de um apoio financeiro de 40 mil euros, esta associação vai poder desenvolver, ainda no decorrer deste ano, vários projetos e ações de promoção e sensibilização ambiental e do patrimonial natural, no âmbito da sua admissão à Rede Europeia de Geoparques”, afirmou o Secretário Regional dos Recursos Naturais.

Para Luís Neto Viveiros, “o Geoparque Açores configura-se, sem qualquer exagero, como um geoparque inovador no contexto mundial”, pois ”constitui o primeiro território verdadeiramente arquipelágico” a ser admitido na Rede Europeia de Geoparques, patrocinada pela Unesco.

O Secretário Regional sublinhou ainda que a admissão do Geoparque “consagra o arquipélago dos Açores como uma região de qualidade e excelência, que se orienta por princípios de exigência e notoriedade internacionalmente reconhecidos”.

“Esta marca reforça ainda a relevância da singular geodiversidade e património geológico dos Açores, colocados ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento sustentado das comunidades locais”, frisou.

Luís Neto Viveiros precisou que se trata de uma estratégia baseada, designadamente, no Geoturismo e no Turismo de Natureza, promovendo o crescimento económico do território no respeito pelos seus valores ambientais.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais manifestou ainda reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação Geoparque Açores, em “estreita cooperação” com o Governo, no âmbito do inventário, caracterização e valorização do património natural da Região, de promoção do geoturismo e dos produtos locais, na criação de 'geoprodutos' e na educação ambiental, quer das populações locais quer dos visitantes.


GaCS

Sem comentários: