O Governo dos Açores está empenhado em proporcionar a todos os desempregados, inscritos nas agências de emprego da Região, a escolaridade obrigatória e isso está prestes a ser conseguido no caso de Angra do Heroísmo.
A afirmação é do Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, que falava na cerimónia de entrega de diplomas do 2.º ciclo aos formandos que concluíram os cursos de Aquisição Básica de Conhecimentos.
Estes cursos de formação, com a duração de 300 horas, destinam-se a adultos inscritos nas Agências para a Qualificação e o Emprego, que não possuam o 4.º ou o 6.º ano de escolaridade, conforme os casos.
Sérgio Ávila sublinhou a importância desta certificação académica para aumentar o grau de empregabilidade e elogiou os responsáveis e docentes da rede “Valorizar” pelo “excelente trabalho” desenvolvido nesta formação.
“Pela nossa parte, nós estamos muito satisfeitos com o bom desenvolvimento destes cursos, inseridos na filosofia que subjaz a toda a nossa Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, ou seja, a de fazer dela um instrumento fundamental na implementação das políticas do Governo Regional na promoção do emprego nos Açores”, afirmou o Vice-Presidente.
No entanto lembrou aos formandos que este “é um passo importante” mas que não resolve os problemas de imediato só por si, sendo necessário continuar “este esforço conjunto” no desafio “de aumentar a empregabilidade dos açorianos o que, em conjunto, tenho a certeza que vamos conseguir”, sublinhou.
“Haverá dias em que a esperança parece amolecer, outros em que parece que não conseguimos, mas cada um de vós sabe, como todos nós sabemos, que tudo vale a pena, se a alma não é pequena, como dizia o poeta”, enfatizou Sérgio Ávila, acrescentando que “a alma deste povo a que pertencemos é não só tão grande como o nosso arquipélago, como é sobretudo, corajosa, lutadora e orgulhosa”.
Em 2013, os cursos de Aquisição Básica de Conhecimentos abrangeram as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, durante o 1º semestre, enquanto que para o 2º semestre estão previstos realizarem-se nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Santa Maria e Flores.
2013.08.02-VP-ABC.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário