O Governo Regional abriu uma nova fase de candidaturas ao Fundo de Investimento de Apoio ao Empreendedorismo dos Açores (FIAEA) até 14 de janeiro de 2014, anunciou o Vice-Presidente do Executivo.
"Este Fundo é destinado a empresas nas fases iniciais dos seus ciclos de vida, 'early stage', 'startups' e 'spinoffs', que apresentem um elevado potencial de crescimento e de valorização, quer através de tecnologia única ou de uma componente de inovação, e empresas que se encontrem na fase de crescimento e expansão, que apresentem caráter inovador em bens transacionáveis e ou que promovam o reforço da capacidade de exportação dos Açores", frisou Sérgio Ávila.
Este apoio é destinada a micro, pequenas e médias empresas com projetos de elevado potencial de crescimento e valorização estratégicos para o desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores.
Todas as candidaturas devem ser realizadas através de um formulário online disponível no site da Portugal Ventures, no endereço eletrónico www.portugalventures.pt, com apoio da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (www.investinazores.com).
São elegíveis projetos nas áreas dos Recursos Endógenos (Energia e Ambiente, Agro-Alimentar, Indústria Florestal, Indústria do Mar, Nanotecnologia e Novos Materiais), Saúde e Bem-Estar (Biotecnologia, Novas Tecnologias, Produtos e Serviços de Assistência Médica, Acompanhamento e Alerta e Dispositivos Médicos), TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação, Eletrónica e Conceitos Social Web), Turismo (Dinamização e Animação Turística) e outras de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo na Região.
O Governo dos Açores disponibiliza através deste Fundo de Investimento um apoio até 100 mil euros por empresa, numa participação tendencialmente minoritária, sendo os promotores chamados a investir, pelo menos, 15 por cento do orçamento do projeto aprovado.
O processo de candidaturas ao FIAEA é sistemático e ágil, visando facilitar a apresentação de projetos ao investimento de Capital de Risco.
Após a submissão da candidatura através do formulário online será realizada uma análise de enquadramento inicial do projeto, sendo depois os projetos selecionados avaliados por um painel composto por especialistas nacionais e internacionais, a que se segue uma sessão de perguntas e respostas aos promotores.
Atualmente encontram-se em fase final de negociação os projetos aprovados na primeira edição das candidaturas ao FIAEA.
Todas as informações relativas ao processo de candidatura a este Fundo, bem como o regulamento, estão disponíveis nos sites da SDEA (www.investinazores.com) e da Portugal Ventures (www.portugalventures.pt).
2013.12.04-VPGR-FundoInvestimento.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário