terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Museu Carlos Machado acolhe conferência “O Ciclo Litúrgico do Natal – Narrativas Visuais da Palavra Bíblica”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, acolhe sexta-feira, 6 de dezembro, no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de mais uma conferência do ciclo “A Bíblia na Literatura e nas Artes”.

Esta conferência, que terá início às 18h00, será proferida por Isabel Albergaria, professora da Universidade dos Açores, tendo como tema “O Ciclo Litúrgico do Natal – Narrativas Visuais da Palavra Bíblica”.

Para a oradora, o ciclo litúrgico do Natal, que começa com o Advento e termina com o Batismo de Cristo, "inclui um conjunto diverso de episódios relatados na Bíblia que se ofereceram à arte cristã ocidental como campo fértil para a criação de uma discursividade visual intensa, rica e variada, particularmente na pintura e na escultura”.

Nesse sentido, revelou que a comunicação que vai apresentar será focada “em algumas obras da arte portuguesa e europeia que, pela sua representação iconográfica, pelo tratamento plástico e composição formal, melhor ilustram as potencialidades desse discurso visual aplicado a temas consagrados como a Anunciação, a Natividade, a Adoração dos Pastores, a Adoração dos Magos, a Fuga para o Egito, o Massacre dos Inocentes ou a Apresentação do Menino no Templo.

“A função cultural e catequética das imagens no seio da liturgia cristã nunca diminuiu, bem pelo contrário, intensificou a capacidade de os artistas manifestarem as variações do gosto e as aspirações mais profundas, presentes em cada época”, acrescentou.

O ciclo de conferências “A Bíblia na Literatura e nas Artes”, iniciado a 5 de abril de 2013, é uma iniciativa conjunta do Museu Carlos Machado e da Comissão Diocesana para a Cultura que pretende abordar, em conferências de periodicidade mensal, as diversas expressões que os textos bíblicos assumem nas linguagens plásticas e literárias, sobretudo como fonte de inspiração para criação de expressão cultural no mundo ocidental.


GaCS

Sem comentários: