terça-feira, 17 de agosto de 2010

Carlos César considera que 2010 é ano estabilização dos fluxos turísticos



O presidente do Governo dos Açores considera que a Região está “a atravessar em 2010 um ano de estabilização dos nossos fluxos turísticos. Verificou-se no ano passado uma grande quebra no turismo mas, com os indicadores que nós temos, designadamente de expectativas em Julho e Agosto, nós estimamos que este ano se estabilizem esses fluxos e que de certa forma termine essa queda que se verificou. Apesar da crise internacional, europeia designadamente e também no continente português, a verdade é que , face ao ano passado, o comportamento do turismo não se degradou e portanto até se afigura prometedor na época mais alta”.

Carlos César falava aos jornalistas em Sant´Ana, após ter recebido em audiência o Cônsul da Suécia, Ulf Johan Gustaf Smith. Também em relação aos fluxos turísticos vindos da Suécia, o Presidente do Governo é da opinião “que há evidentemente uma tendência de estabilização. O mercado sueco é naturalmente limitado pela população ali residente e o investimento que temos ali feito e nos países nórdicos em geral, Suécia, Noruega, Dinamarca, com ligações directas asseguradas pela Sata Internacional, corresponde a um esforço de tentar estabilizar um nível para os fluxos turísticos para os Açores a partir da Europa do Norte. O nosso turismo não se resume a esse espaço, muito pelo contrário, por isso o Governo está a arrancar com uma grande campanha internacional com muitas dimensões e dirigido a muitos países, de forma a diversificar a fonte externa do turismo.

Carlos César lembrou que “o turismo nórdico foi muito importante do ponto de vista do lançamento e da internacionalização da Região nessa componente e tenderá a ser uma das componentes internacionais dos fluxos turísticos, mas não a principal ou a essencial. É nesse caminho que nós vamos prosseguir”.

O Governo já anunciou que está a preparar uma campanha, cujo custo está estimado em 30 milhões de euros, para promoção externa da Região, e essa promoção destina-se tanto a mercados como a Suécia, como a outros países. “Há um grande esforço no sentido de melhorar a notoriedade dos Açores, melhorar o seu conhecimento junto de mercados exteriores, específicos, que nós julgamos mais prometedores de forma a diversificar a componente externa”, acrescentou Carlos César, “também estamos a trabalhar em conjunto com os organismos empresariais e com os hoteleiros em programas específicos que estimulem o turismo na época baixa , estamos também a trabalhar com o Governo da República numa diminuição do tarifário do transporte aéreo que estimo também que proximamente seja um problema resolvido. Vamos criando condições nestas dimensões múltiplas para que os Açores sejam um destino mais barato, é certo, mas um destino mais conhecido nos mercados e com mais qualidade dentro da própria Região”.



GaCS/SF

Sem comentários: