sábado, 28 de agosto de 2010

Exposição assinala 100 anos de ensino do Português na América do Norte, Canadá, México e Bermuda



O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, considerou, esta sexta feira, em Fall River “fundamental” o trabalho de todos aqueles que se dedicam ao ensino da língua portuguesa no exterior ajudando a manter junto das novas gerações o conhecimento da língua dos seus antepassados, criando novos laços de união com Portugal.

Vasco Cordeiro participou, em representação do Presidente do Governo, na abertura do Pavilhão da Língua Portuguesa, localizado no recinto das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inlgaterra, e dedicado ao centenário do ensino do Português e da Cultura Portuguesa na América do Norte, Canadá, México e Bermuda.

Neste pavilhão decorre uma feira do livro, actividades para crianças, exposição de trabalhos escolares.

Durante a inauguração desta sexta feira foi lançado um livro sobre a Coordenação de Ensino do Português nos EUA (2003-2005) e uma obra sobre a Escola do Espírito Santo. Foi ainda apresentada uma colecção de textos sobre os nossos avós, numa iniciativa da Associação Mosaico Cultural Solidária de Lagoa, EUA e Canadá.

Esta iniciativa insere-se no Congresso Internacional de Ensino da Língua e Culturas Portuguesas na América do Norte, que decorre no Bristol Community College, promovido pela Universidade dos Açores e pela Lesley University e conta com presença de vários professores de língua portuguesa provenientes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, EUA, Canadá e México.



GaCS/NM

Sem comentários: