terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra acrescentam valor à presença açoriana nos Estados Unidos



O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, desafiou, esta segunda-feira, em Fall River, as “novas gerações de descendentes de açorianos a envolverem-se cada vez mais na organização das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra” já que este é um acontecimento “que não diminui, mas, pelo contrário, acrescenta valor à presença da comunidade açoriana nesta área dos Estados Unidos”.

Durante um discurso, no banquete de encerramento das festividades, Vasco Cordeiro convidou “todos os açorianos aqui radicados a reflectir sobre a realização destas festividades de forma a que elas possam continuar a perdurar no tempo, constituindo cada vez mais uma referência e um momento único para a comunidade portuguesa”.

“Estas, sendo de toda a comunidade, serão sempre as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, um momento alto de celebração dos costumes açorianos, mas também um momento de afirmação daqueles que um dia para aqui partiram, assim como daqueles que já aqui nasceram e que continuam a respeitar e a viver profundamente as tradições da nossa Região”, disse o Secretário Regional da Economia.

Segundo Vasco Cordeiro, durante estes dias “aqui também é Açores”, e esse é um facto que “deve ser encarado com muito orgulho já que ao comemorar o Espírito Santo na Nova Inglaterra e durante estes dias, podemos dizer que aqui está mais uma ilha dos Açores”.

O Secretário Regional da Economia recordou todos aqueles “que ajudaram a construir estas festas ao longo dos últimos anos”, manifestando-se convicto de que o “seu futuro está assegurado por muitos mais anos”.

Para o Secretário Regional da Economia, a forma como foi recebido pela comunidade residente na Nova Inglaterra, demonstra bem o sentimento açoriano que ainda hoje perdura, “entre aqueles que mesmo tendo partido há quarenta anos atrás, ou há vinte anos atrás, continuam a não conseguir esconder as lágrimas sempre que fala nos Açores”. “Este é um sentimento que deve ser recordado sempre por todos aqueles que, na Região, exercem funções públicas e que devem ter sempre como princípio orientador o amor aos Açores, que aqui é manifestado de forma tão profunda”.

No final da sua intervenção, o Secretário Regional da Economia ofereceu à Comissão organizadora das festividades uma bandeira do Espírito Santo, “em sinal do apreço pela realização destas festas que atraem à Nova Inglaterra milhares de emigrantes oriundos dos mais diversos locais e que são sinal da crescente afirmação dos açorianos emigrados na América do Norte e, em especial, nesta área dos Estados Unidos”.



GaCS/NM

Sem comentários: