segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Esclarecimento da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos



Esclarecimento da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos sobre as declarações prestadas, hoje, pelo Deputado do CDS/PP Pedro Medina, com o tema”Obras das SCUT descriminam freguesias de Nordeste e Povoação”

1) O Eixo de Nordeste possui uma extensão de cerca de 25 km entre Barreiros e a Vila do Nordeste, tendo sido asseguradas 8 ligações rodoviárias, através da construção de 7 nós desnivelados e uma intersecção giratória.

2) Os nós de ligação são:
. Nó dos Barreiros que servirá os Calços da Maia e a Freguesia da Lombinha da Maia, estabelecendo a ligação entre a nova via, E.R.1-1ª e a E.R. 2-1ª, ligação às Furnas e Povoação.
. Nó do Burguete/Lomba da Maia que liga a Lomba da Maia e Burguete, garantindo a ligação entre a nova via e a E.R.3-2ª. Este é o nó mais indicado para circular de Furnas e Vila Franca para Nordeste e vice-versa.
. Nó dos Fenais da Ajuda/Lomba de São Pedro, que liga Fenais da Ajuda, Ribeira Funda, Lomba de São Pedro, construindo-se no âmbito do nó, um ramal de ligação à E.R. 1-1ª.
. Nó da salga/Achadinha que servirá as freguesias da Salga, Achadinha, ligando a nova via e a E.R. 1-1ª.
. Nó da Achada que servirá as freguesias da Achada, Feteira Pequena e Feteira Grande, fazendo a ligação entre a nova via e a E.R. 1-1ª.
. Nó da Algarvia que servirá a Algarvia, Feteira Pequena e Feteira Grande permitindo a ligação entre a nova via e a estrada municipal.
. Nó da Fazenda/São Pedro que ligará as freguesias da Lomba da Fazenda e São Pedro, construindo-se no âmbito do nó o ramal de ligação à E.R. 1-1ª.
. Rotunda da Lomba da Fazenda que estabelece a ligação à Lomba da Fazenda no seu quadrante nascente.
De uma forma geral, todas as freguesias estão devidamente servidas face à distribuição dos nós rodoviários.

3) - A localização dos nós foi alvo de uma grande reflexão para melhor garantir as acessibilidades desejadas, de forma a enquadrá-los no sistema rodoviário da ilha. Por este facto, entendeu-se que os nós rodoviários deveriam ficar sempre que possível, próximos das estradas regionais existentes, porquanto as freguesias são servidas pela referida estrada.
Deste modo, os referidos nós garantem a acessibilidade às estradas regionais.

4) – No caso concreto da Salga e do Salto do Cavalo, a sua acessibilidade é garantida através do nó Salga/Achadinha sobre a estrada regional existente, visto a duração até estas ligações ser apenas de 3 minutos.

5) A ligação da costa norte com as Furnas, Povoação e Vila Franca será garantida, preferencialmente, através do nó do Burguete e a Achada das Furnas, cuja distancia e tempo são mais reduzidos em relação ao Salto do Cavalo, e o conforto, segurança e nível de serviço, muito superiores.

Face ao exposto, o Deputado Pedro Medina revela um profundo desconhecimento do projecto SCUT, o qual se encontra fechado relativamente ao seu traçado e localização dos respectivos nós de ligação, daí a falta de fundamento e extemporaneidade das suas declarações.

Este é sem dúvida, o melhor projecto para o eixo do Nordeste, o qual garante as maiores condições de serviço, acessibilidade e segurança às populações da costa norte da ilha de São Miguel.


GaCS/SRCTE

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