sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Secretário da Economia desafia empresários norte americanos a conhecer e investir nos Açores



O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, desafiou hoje os empresários presentes numa conferência sobre “Oportunidades de Negócios nos Açores”, organizado pela Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), que decorreu no Fall River Conference Center, em Fall River, EUA, a deslocarem-se à Região de forma a que “possam conhecer e constatar todas as suas enormes potencialidades”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, “os Açores têm hoje um sistema de incentivos que é considerado um excelente auxílio para todos os que pretendem investir na Região”, em especial nas áreas que têm vindo a conhecer um amplo desenvolvimento nos últimos anos, “como são os casos do turismo ou das energias renováveis e dos assuntos ligados ao Mar”.

No encontro desta manhã participaram cerca de meia centena de empresários norte americanos do estado do Massachusetts, responsáveis polítcos e membros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que assistiram a uma apresentação, feita pelo presidente da APIA, Gualter Couto, sobre os instrumentos de auxílio ao investimento existentes nos Açores.

Para Vasco Cordeiro, “as presenças registadas neste encontro demonstram que os Açores têm vindo a fazer o seu caminho na promoção da sua capacidade para a atrair investimento”, como se pode comprovar pelo facto de muitos dos presentes “possuírem já um historial de sucesso nos negócios nesta área dos Estados Unidos”.
Igualmente positivo, referiu, é o facto de “se notar que há cada vez mais interesse em conhecer os Açores e aquilo que temos para oferecer”.

Aliás, reforçou, “tem existido uma reacção muito interessante da parte das pessoas, que nos procuram pedindo mais informação, quer dos instrumentos existentes, quer das estratégias de desenvolvimento que o Governo dos Açores tem vindo a concretizar em todas as ilhas”.

Assim, “hoje existem uns Açores modernos, que têm vindo a crescer e a afirmar-se em várias áreas, podendo também contribuir com valor acrescentado para todos os empresários do exterior que pretendam ali desenvolver actividades que, seguramente, contribuirão também para um maior desenvolvimento de todas as nossas ilhas”.

Para o Secretário Regional da Economia, “o estado do Massachusetts”, com quem a região tem um acordo de geminação assinado em 2008, pode também constituir-se como “uma base para a promoção dos Açores” noutras áreas dos Estados Unidos da América.



GaCS/NM

Sem comentários: