quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Missão empresarial de Massachusetts pretende deslocar-se aos Açores no início do próximo ano



Fortalecer cada vez mais o relacionamento económico entre os Açores e o Massachusetts foi um dos objectivos apresentados hoje pelo Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, ao Governador Deval Patrick, durante uma reunião entre ambos que decorreu na Massachusetts State House, em Boston, na qual participaram igualmente, além do Presidente da Agencia para a Promoção do Investimento dos Açores, Gualter Couto, elementos da Autoridade Portuária de Boston e do MOITI, a agência de promoção do investimento do Massachusetts.

Vasco Cordeiro, que entregou ao Governador do Massachusetts uma carta do Presidente do Governo açoriano, garantiu “existir toda a vontade para que, cada vez mais, possa ser aprofundada a já longa relação existente ente os Açores e aquele Estado norte-americano”.

Para o Secretário Regional da Economia, o arquipélago ”tem muitas potencialidades para investimento externo, nomeadamente no campo da investigação marinha ou no campo das energias renováveis”, matérias que, destacou, “são áreas que têm vindo a demonstrar serem igualmente de grande interesse para os empresários e investidores norte-americanos”.

O Secretário Regional da Economia recebeu ainda garantias de que existe todo o interesse “em realizar no início do próximo ano uma missão empresarial aos Açores”, integrando empresários norte-americanos e na sequência do acordo de geminação assinado em 2008 entre os Açores e o Massachusetts.

Para Vasco Cordeiro, a realização desta missão empresarial, “é a concretização duma vontade de colaboração que já existia e que levou precisamente à celebração do acordo de geminação. Esta vontade de cooperação manifestada pelos norte-americanos “representa o reconhecimento do potencial que os Açores possuem no que diz respeito à captação de investimento externo, principalmente no campo das energias renováveis e dos assunto ligados ao mar”.

Para Vasco Cordeiro “essas são áreas em que os Açores têm feito um trajecto muito importante nos últimos anos, constituindo já hoje , por exemplo, uma referência para os nossos parceiros europeus.



GaCS/NM

Sem comentários: