segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Governo defende gestão responsável como garantia de sustentabilidade para clubes desportivos



Os clubes e associações desportivas devem ser alvo de uma gestão responsável para garantirem o seu desempenho e sustentabilidade perante as actuais contingências e uma longevidade saudável, como é o caso do Grupo Desportivo de São Roque (GDSR) que no sábado à noite assinalou cinquenta anos de existência.


No jantar convívio de aniversário e de apresentação do plantel da equipa sénior para a época 2010-2011, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos lançou um alerta aos dirigentes desportivos, referindo que “o GDSR tem mais de cem atletas na formação e isso significa que os cerca de vinte mil euros transferidos na época passada pelo Governo Regional sabem sempre a pouco. No entanto, compete aos clubes e os seus dirigentes uma atitude cada vez mais responsável na gestão dos recursos para a sustentabilidade do seu percurso”.


José Contente alertou também para a necessidade de transparência dos clubes para com a comunidade onde se inserem, com os associados e com o desporto, em geral, relembrando assim a mensagem do Presidente do Governo Regional da última Gala do Desporto Açoriano.


O Secretário Regional disse aos dezenas de atletas, homenageados, convidados e dirigentes que o Governo dos Açores estará sempre do lado daqueles que apoiam os escalões de formação porque “são verdadeiros viveiros de valores e que os açorianos precisam de perpetuar para todo o sempre, para nós sermos uns Açores diferentes pela maneira como actuamos e pela maneira como estamos, não só nas quatro linhas, mas fora das delas também”.


O governante congratulou-se com o quinquagésimo aniversário do Grupo de Desportivo de São Roque e dirigiu palavras de incentivos aos dirigentes, equipa técnica e especialmente aos atletas e a todos os que subscrevem a caminhada que já representa 50 anos de actividade desportiva em prol de uma comunidade e elogiou ainda “o empenhamento de todas as pessoas, o espírito de sacrifício e abnegação dos atletas, mas também dos dirigentes, para que se chegasse, hoje, a este aniversário”.


Após sete anos o GDSR regressa aos escalões seniores e este ano tem um jogador inscrito de referência mundial, Pedro Pauleta, também homenageado ontem pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.


“São Roque não podia ter melhor exemplo nem melhor referência do que o Pauleta para saber o que é ser um bom desportista. E por isso, o Grupo Desportivo de São Roque leva de avanço este património que o Pauleta tem deixado na sua freguesia, na sua ilha, nos Açores, no país e pelos países por onde tem passado, sendo reconhecido como uma referência desportiva”. O Pauleta deve ser encarado pelos desportistas açorianos como um referencial, pela sua atitude, pela sua humildade e pela sua capacidade de entrega também à camisola, acrescentou o governante.


José Contente afirmou ainda que cada clube deve saber valorizar e optimizar a sua área de excelência, empenhando todos os esforços na formação dos jovens na área desportiva mas também social.




GaCS/VS

Sem comentários: