segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Região interessada em aprofundar relacionamento económico com os locais tradicionais da emigração açoriana



O Governo dos Açores deseja aprofundar cada vez mais o seu relacionamento “com as entidades dos locais onde residem emigrantes açorianos de forma a que possam ser fortalecidos os laços já existentes, mas também reforçada a ligação económica com estes locais, como é o caso da cidade de New Bedford”, no estado do Massachusetts, garantiu, este fim de semana, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro transmitiu este desejo do executivo regional ao Mayor de New Bedford, Scott Lang, durante um encontro entre ambos, e no qual participou igualmente o presidente da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores, Gualter Couto.

Vasco Cordeiro salientou durante o encontro “os fortes laços que ligam New Bedford aos Açores” defendendo que “este é também o momento de aprofundar esse relacionamento já que nos dias de hoje esta é uma temática que não pode ser encarada apenas num sentido”.

Assim, reforçou, “há todo um conjunto de projectos, ao nível económico e não só, que podem vir a ser desenvolvidos entre os Açores e os locais de maior tradição da nossa emigração, propocionando maior desenvolvimento para ambas as partes”.

Durante esta deslocação aos Estados Unidos, por ocasião das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inlgaterra, Vasco Cordeiro visitou igualmente a Casa da Saudade – Centro de Assistência ao Imigrante, onde se encontrou com a responsável pela instituição.

A Casa da Saudade – Centro de Assitência ao Imigrante dedica-se ao apoio, quer aos imigrantes residentes na área de New Bedford, quer no tratamento dos assuntos ligados à deportação. Nas suas instalações funciona igualmente uma biblioteca portuguesa especialmente vocacionada para as novas gerações descendentes de imigrantes portugueses, em especial os oriundos dos Açores.



GaCS/NM

Sem comentários: