domingo, 15 de agosto de 2010

Região associa-se a projecto internacional que visa o estudo da qualidade das águas e areias de zonas balneares



A secretaria regional do Ambiente e do Mar, através da direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos adjudicou por cerca de 70 mil euros, à empresa Ecoserviços - Gestão de Sistemas Ecológicos, Lda., a elaboração dos perfis das águas balneares identificadas das ilhas de S. Miguel e da Terceira.

Os perfis das águas balneares são ferramentas essenciais à gestão das zonas balneares, uma vez que contemplam a descrição das características físicas, geográficas e hidrológicas das águas, permitindo a identificação e avaliação das causas da poluição e do potencial de proliferação de cianobactérias, de macroalgas e/ou de fitoplâncton. Adicionalmente, será desenvolvido o estudo da qualidade das areias das praias abrangidas pelo estudo. Com os conhecimentos obtidos através deste trabalho pretendem garantir-se melhores condições para a utilização balnear, disponibilizando-se ao público uma informação ainda mais completa sobre as características e o estado ambiental das zonas balneares.

Esta iniciativa do Governo Regional, a estender às zonas balneares das restantes ilhas, insere-se no projecto CARMAC – Qualidade das Águas Balneares da Macaronésia, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional - Madeira, Açores e Canárias 2007-2013.

O projecto conta com a participação de sete entidades, representando todas as regiões envolvidas, que se associaram em torno do cumprimento da nova Directiva Europeia das Águas Balneares tendo em vista definir uma perspectiva global de controlo e redução da contaminação das águas costeiras no espaço da Macaronésia.


GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: