sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Governo coordena subida ao Pico mais alto da República



A Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, promove uma subida ao Pico mais alto da República, na noite do dia 3 para 4 de Setembro, jornada que dá início ao programa de comemorações do centenário da República do Governo dos Açores.

A realização desta actividade implicou uma acção coordenada entre a Direcção Regional da Cultura, o Museu do Pico, a Direcção Regional da Educação, a Direcção Regional da Juventude, a Direcção Regional das Comunidades e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar/Parque Natural da Ilha do Pico, que se traduziu no apoio aos jovens seleccionados bem como na criação das condições de segurança necessárias, em interacção com os guias da montanha, os professores e os serviços de saúde.

Todos os participantes devem ter em conta as orientações da Associação de Guias de Montanha dos Açores (AGMA), nomeadamente:

- Só devem participar nesta iniciativa as pessoas que tiverem condições físicas e de saúde que o permitam fazer em segurança;
- A participação da população nesta iniciativa, ao nível da logística e dos custos, decorre da inteira responsabilidade de cada participante;
- Aconselha-se que os participantes utilizem os seguintes equipamentos:

Calçado apropriado (leve, confortável e com capacidade de tracção/aderência adequada – botas de montanha ou ténis de caminhada com sola rija)
Vestuário leve de caminhada, confortável e quente (calções ou calças leves, t-shirt, sweet shirt, polar, impermeável completo, gorro e luvas)
Protector solar e boné
Águas, sandes e chocolates e/ou bolachas
Lanterna eléctrica (de preferência do tipo frontal, para permitir que ambas as mãos fiquem livres durante a caminhada, e pilhas extras)
Óculos de sol e bordão (opcional)

Considerando o número elevado de participantes – alunos do ensino secundário de todo o arquipélago, da Madeira e do Continente e outros cidadãos que se associaram ao evento – recomenda-se que o encontro seja às 00h00 na Casa da Montanha, local onde se procederá à organização dos grupos, verificação do equipamento e briefing de segurança.

Mesmo acompanhados por guias experientes, a Montanha do Pico pode apresentar condições climatéricas muito adversas. Como tal, a decisão da realização da actividade será tomada no local, antes do início da mesma, e após observadas as previsões meteorológicas. Assim, caso as condições não permitam a subida, a actividade poderá ser adiada para o dia seguinte, com partida do mesmo local e em hora a definir na ocasião.

Na chegada ao cimo da montanha será hasteada a bandeira nacional e recitados versos do livro, Canto ao Pico, de Manuel de Arriaga.

Os participantes nesta subida, que contará com a presença do alpinista de renome internacional, João Garcia, e de outro alpinista, natural de São Jorge, Luís Bettencourt, receberão um certificado de participação e uma t-shirt alusiva ao acontecimento, com simbolismo apropriado.


GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: