quarta-feira, 23 de março de 2011

BPARPD inaugura Sala Teófilo Braga e exposição “Sínteses Afectivas: Teófilo Braga e os Centenários”



A inauguração da Exposição "Sínteses Afectivas: Teófilo Braga e os Centenários", bem como a abertura da Sala Teófilo Braga terão lugar no próximo dia 25 de Março na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Inseridas no quadro das Comemorações do Centenário da República, estas iniciativas serão precedidas por uma conferência, a cargo da Comissária da Exposição, Maria Isabel João. "A construção dos símbolos nacionais na República: Camões e o Dia de Portugal" é o título da conferência que será proferida nas instalações da Biblioteca, pelas 20h30.

Esta Exposição afasta-se do modelo biográfico e procura uma abordagem temática, cumprindo o objectivo de evocar o pensamento de Teófilo Braga, em articulação com o quadro comemorativo do centenário da República. Sendo assim, centra-se na ideia dos centenários, pois foi o próprio Teófilo Braga o mentor e impulsionador deste tipo de celebrações cívicas no Portugal contemporâneo.

Por seu turno, a Sala Teófilo Braga procura seguir o modelo biográfico. O seu objectivo é dar a conhecer esta figura, nas suas diferentes vertentes: escritor, político, homem de família, professor, erudito, entre outras. Também estará patente o espólio que foi adquirido aos seus herdeiros pela Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada em 1928 e que se encontra, desde então, à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Teófilo Braga nasceu em Ponta Delgada a 24 de Fevereiro de 1843. Professor universitário, investigador erudito e escritor, foi um dos principais ideólogos do republicanismo em Portugal e figura de referência do Partido Republicano, tendo presidido, a convite de Afonso Costa, ao governo provisório subsequente à implantação da República (5 Outubro 1910 a 3 Março 1911).



GaCS/DRaC

Sem comentários: