quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo oferece plantio para o Parque Urbano da Câmara Municipal de Ponta Delgada



Por solicitação da empresa, Cidade em Acção, S.A. da Câmara Municipal de Ponta Delgada, uma equipa técnica da Direcção Regional dos Recursos Florestais deslocou-se ao Parque Urbano de Ponta Delgada, verificando o insucesso das plantações efectuadas no espaço, uma situação que se deveu sobretudo à defeituosa condução deste plantio e à falta de protecção das plantas mais expostas aos ventos.

Como forma de responder a este problema a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas delineou um projecto de intervenção que preconiza a substituição de algumas espécies mal adaptadas, a instalação de cortinas de abrigo e a utilização de plantas de espécies endémicas dos Açores, formando colecções de endémicas, dispersas pelos cerca de 20 hectares do Parque.

Numa acção consertada entre o Governo dos Açores e alunos do Programa PROFIJ II – Horticultura e Fruticultura Biológica, orientados pela docente de Tecnologias Específicas do Grupo Disciplinar de Ciências Agro-Pecuárias da Escola Secundária das Laranjeiras e de funcionários da Cidade em Acção, S.A., vai, assim, ocorrer uma nova arborização do Parque Urbano de Ponta Delgada, utilizando 4675 plantas produzidas nos viveiros dos Serviços Florestais, sendo que 3000 (64 por cento das árvores plantadas) são espécies endémicas dos Açores.

Esta actividade, que se realiza amanhã, insere-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas, pretendendo-se também com ela sensibilizar a comunidade para importância das florestas e para a sua gestão sustentável, em prol das gerações actuais e futuras.



GaCS/MS

Sem comentários: