quinta-feira, 31 de março de 2011

Currículo Regional do Ensino Básico aplicado em todas as escolas no próximo ano lectivo


O Currículo Regional do Ensino Básico (CREB) vai ser aplicado na totalidade das escolas da Região, já no próximo ano lectivo.

O anúncio foi feito pela Secretária Regional da Educação, na reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional, que decorreu na EBS Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo e onde o CREB foi detalhadamente apresentado pela Comissão Coordenadora que, durante cerca de dois anos, elaborou todo o processo.

Em declarações aos jornalistas, Cláudia Cardoso referiu que o CREB, documento que abrange todas as escolas do Ensino Básico, desde o Jardim de Infância, até ao 9.º ano, vai agora ser enviado às escolas e será também aprovado por via de Decreto Regulamentar Regional. Assim, disse a governante, estão reunidas as condições para que, no próximo ano lectivo, o documento seja aplicado em todos os estabelecimentos de ensino do arquipélago.

A Secretária Regional aproveitou ainda para esclarecer que o CREB não é penalizador para os alunos. Cláudia Cardoso salientou que “o que se pretende é tornar significativa a aprendizagem e ela só é significativa se disser respeito à realidade que os circunda”, adiantando ainda que o Currículo Regional “não tem uma lógica aditiva, tem sim uma lógica de complementaridade.”

A governante revelou ainda que no primeiro ano de implementação, será feito um acompanhamento próximo da implementação do CREB.

Para tal, serão criadas, dentro da equipa que coordenou todo o processo, outras “equipas que possam ir às escolas fazer esse acompanhamento passo a passo, quer numa reunião geral de professores, quer com as estruturas de gestão intermédia da escola, quer com os conselhos coordenadores, de forma a explicarem e a tornarem mais claro a forma de operacionalizar aquele documento, que é um documento vasto”.

Cláudia Cardoso lembrou que cabe agora aos professores “a disponibilidade para aproveitarem, a bem dos alunos, que é o que se pretende, este instrumento”.

O CREB terá uma plataforma na internet, onde estarão disponíveis diversos materiais trabalhados pela equipa que coordenou a elaboração do documento e que poderão ser utilizados pelas escolas da Região.

A plataforma irá sendo carregada com novos conteúdos, produzidos por esta equipa ou por outros professores, desde que previamente validados pela Comissão Coordenadora.

Estes materiais estarão também disponíveis em suporte físico.


GaCS/HB

Sem comentários: