sexta-feira, 25 de março de 2011

Sérgio Ávila esclarece que alteração do “rating” dos Açores decorre da notação dada ao país



O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o ajustamento do “rating” da região efectuado pela agência Moodys “é um ajustamento automático, decorrente da alteração da classificação do país.”

Reagindo, ao princípio da tarde, a afirmações proferidas pelo principal partido da oposição, Sérgio Ávila disse estar-se perante o que classificou de “uma ignorância atrevida” do PSD e que “metem dó” as considerações feitas por aquela formação partidária a propósito do assunto.

O governante – que recordou ter sido, ele próprio, a avançar, há já uma semana, com a informação da referida alteração do “rating” regional – rejeitou, por isso, que o Governo tenha escondido qualquer dado sobre o ajustamento efectuado.

“Todas as entidades, sejam regiões autónomas, câmaras municipais ou empresas que tenham uma notação de “rating” sofrem uma alteração ajustada na mesma proporção à do Estado”, lembrou Sérgio Ávila, citando os exemplos de empresas como a EDP, a REN, a ANA, a REFER, a PARPÚBLICA e a RTP, ou câmaras como as de Sintra, Cascais e Lisboa.

Como vincou, “o que houve aqui foi uma alteração à notação do País que, automaticamente, pelos mecanismos de ajustamento definidos pelas agências de “rating”, implicou um ajustamento das regiões”.

Para o Vice-Presidente do Governo, “não há aqui nenhuma novidade”, não só por se tratar de um mecanismo automático, como, igualmente, por ter sido o Governo a revelar a alteração há já uma semana.

A única notícia neste ajustamento, na opinião de Sérgio Ávila, é a de, pela primeira vez, a região autónoma da Madeira ter tido uma notação diferente da dos Açores.

“A agência de “rating” aproveitou este ajustamento automático de todas as entidades para diferenciar as regiões, dando aos Açores, pela primeira vez na nossa história, um valor e uma classificação superior àquela que a Madeira tem, distinguindo assim, efectivamente, a realidade financeira das regiões”, disse.


GaCS/CT

Sem comentários: