sexta-feira, 25 de março de 2011

O site "SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores" disponibiliza novos conteúdos



Dando continuidade à divulgação da riqueza ambiental dos Açores, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, prossegue a construção do site "SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores", como ferramenta de divulgação e de fácil acesso ao público em geral, cujo principal alvo é a comunidade escolar.

A partir desta data o SIARAM disponibiliza novos conteúdos multimédia, vídeos, áudios e fotografias, em
http://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html nas seguintes temáticas:

Na temática Naturalistas nos Açores, pode-se agora encontrar informação sobre a vida e obra de Francisco de Arruda Furtado, primeiro malacólogo açoriano. Francisco de Arruda Furtado dedicou grande parte da sua vida ao estudo da evolução e distribuição da fauna e flora nos Açores. Desenvolveu também estudos sobre a antropologia dos povos açorianos, sobretudo sobre o povo micaelense.

Para além de depoimentos de investigadores sobre a sua vida e obra está pela primeira vez disponível na internet, acessível a todos os interessados, toda a sua obra e correspondência científica que manteve com destacados naturalistas, como Charles Darwin. Para este efeito a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar contou com a colaboração do Instituto Açoriano de Cultura e do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

Na temática Centros de Interpretação são também disponibilizados novos conteúdos sobre mais centros de interpretação ligados à promoção do conhecimento dos aspectos ambientais dos Açores.

Podem ser consultados vídeos, fotografias e textos sobre o Observatório do Mar dos Açores e a Fábrica da Baleia do Porto Pim na ilha do Faial, Observatório do Ambiente dos Açores na Ilha Terceira, ExpoLab em São Miguel, Centro de Artes e Ciências do Mar na ilha do Pico, Museu Vulcanoespeleológico dos Montanheiros na Terceira e o Núcleo Museológico da Central Hídrica da Fajã Redonda em São Miguel.

Foram também actualizados novos conteúdos sobre o Núcleo Museológico do Lajido de Santa Luzia na ilha do Pico.

Na temática Cavidades Vulcânicas foi introduzida a Gruta do Carvão de São Miguel, uma das quatro cavidades vulcânicas classificadas como Monumento Natural Regional.


Na temática das Zonas Húmidas podemos ver os Charcos de Pedro Miguel, que se assumem como um dos lugares mais interessantes para a observação de aves migratórias acidentais na ilha do Faial.

Em matéria de Recursos Hídricos podemos encontrar informação sobre a produção de energia hídrica nos Açores. As centrais que se encontram em funcionamento, o tipo de tecnologias utilizadas na região, formas de captação de água, etc. Como exemplo de produção de energia hídrica, está a Levada do Faial e a conduta forçada para a Central Hídrica do Varadouro.

Está ainda disponível um depoimento do investigador Paulo Borges da Universidade dos Açores sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo naturalista Dalberto Pombo em Santa Maria e nos Açores.


GaCS/SRAM

Sem comentários: