segunda-feira, 28 de março de 2011

Região organiza o colóquio “Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no contexto internacional”

No quadro das comemorações do Centenário da República Portuguesa, a Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, promove no próximo mês de Abril o colóquio “Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no contexto internacional”.


Estruturado em secções distintas realizadas nas ilhas Terceira, São Miguel e Faial, a cerimónia de abertura do colóquio, que contará com a presença do Presidente do Governo Regional, terá lugar pelas 21 horas do dia 4, no salão nobre do Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, com uma conferência proferida pelo ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Medeiros Ferreira.


Os trabalhos do colóquio, cuja comissão científica é constituída por António Costa Pinto, Carlos Cordeiro, Carlos Guilherme Riley, José Medeiros Ferreira e Luis Vieira Andrade, desenvolvem-se em três sessões públicas em dias consecutivos, encerrando no dia 8 com uma conferência pelas 11 horas, proferida no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, pelo reitor da Universidade dos Açores, Avelino Freitas de Meneses.


A comissão de honra do colóquio é composta pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Francisco Coelho, Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Carlos César, Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, João da Ponte, Reitor da Universidade dos Açores, Avelino Freitas de Meneses e peloo Comandante Operacional dos Açores, Alfredo Pereira da Cruz.


Sob o tema “Os Açores, o Atlântico e a I Guerra Mundial”, pelas 9:30 horas de terça-feira dia 5, têm início no auditório do Museu de Angra do Heroísmo os trabalhos a 1ª secção do colóquio, com uma intervenção do coordenador do painel de discussão, António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a que se seguirá uma conferência do académico espanhol Josep Sánchez Cervelló, da Universidad Rovira i Virgili, de Tarragona, após o que serão apresentadas comunicações por José Olívio Mendes, Sérgio Resendes, André Rodrigues e Inês Queirós.


No dia seguinte, dia 6, pelas 9:15 horas, sob o tema “O Regionalismo e a 2ª geração autonomista nos Açores”, terão início no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada os trabalhos da 2ª secção, com uma intervenção do coordenador do painel, Carlos Cordeiro, a que se seguirão conferências de Fátima Sequeira Dias, Isabel Soares de Albergaria e Carlos Enes, após o que serão apresentadas comunicações por Cármen Ponte e Elisa Gomes da Torre.


A terceira secção, sob o tema “A República Portuguesa no contexto internacional”, inicia-se na cidade da Horta pelas 14 horas de sexta-feira, dia 7, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, com uma intervenção do coordenador, Luis Vieira Andrade, seguindo-se conferências proferidas pelo académico brasileiro Francisco das Neves Alves, pelo académico suíço Reto Monico, e Pedro Aires de Oliveira. A última secção do colóquio encerra com a apresentação de comunicações por Luís Fraga, Ana Paula Pires e Bruno J. Navarro.


No contexto do colóquio estarão patentes ao público exposições que integram os planos de actividades do Museu de Angra do Heroísmo, Museu Carlos Machado, Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e Museu da Horta.


A mostra no museu de Angra a é intitulada “A grande Guerra nos Açores - memórias atlânticas da primeira grande guerra”, enquanto que na Biblioteca Pública de Ponta Delgada estará patente a mostra fotográfica “A Objectiva de Afonso Chaves”.


Na Biblioteca da Horta estará patente a exposição da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento intitulada “Açores 1917/1918 : crónica de um ano americano”.


No mesmo contexto, serão apresentados dois livros das Edições Tinta-da-China: “O longo curso: estudos em homenagem a José Medeiros Ferreira”, com coordenação de Pedro Aires de Oliveira e Maria Inácia Rezola, cuja apresentação será feita pelo Presidente da FLAD, Mário Mesquita, e “Os Açores na politica internacional”, da autoria do homenageado no livro anterior, que será apresentado pelo Director da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Carlos Guilherme Riley.


GaCS/FA

Sem comentários: