quinta-feira, 31 de março de 2011

Exposição ESQUISSOS no Museu de Santa Maria


A Exposição temporária ESQUISSOS, da autoria do fotógrafo micaelense Marcelo Borges, estará patente no Museu de Santa Maria, a partir do próximo dia 1 de Abril pelas 15:00 horas.

Trata-se de uma mostra de 20 fotografias abstractas a preto e branco, que se destacam em termos criativos e técnicos. Na sua apreciação, o crítico de arte José Luís Gordo Porfírio afirma, “quando vejo as imagens destes trabalhos fotográficos de Marcelo Borges é do desenho que me lembro e, de algum modo, é do desenho, melhor, de desenhos que se trata, já que o plural se adapta bem à sua variedade, bem como às diferentes memórias que o atravessam, indo dos antigos rayogramas às mais recentes ‘escritas do sol’ de Barbara e Michael Leisgen. O resultado é muito simples, sempre a preto e branco, desdobram-se redes, traçam-se signos, escreve-se com luz ou com sombra; a câmara, neste caso, não regista; mais do que o olhar, ela prolonga a mão e inventa espaços, brancos sobre o negro, negros e cinza sobre o branco, esta câmara aprende a desenhar”.

Marcelo Filipe Tavares Borges nasceu em São Miguel a 17 de Novembro de 1984. Cedo se ligou à fotografia, mas foi como estudante de Arte no Liceu Antero de Quental, em Ponta Delgada, que alargou os sentidos ao assimilar novas formas e texturas. Ali contactou com a câmara escura, o que, mais tarde, lhe proporcionou a possibilidade de expor na mostra colectiva do “9º Colóquio de História de Arte” (Vila Nova de Gaia) e de realizar a sua primeira exposição individual, intitulada “Revisualizar”, apresentada no Museu da Lagoa (São Miguel).


GaCS/DRaC

Sem comentários: