terça-feira, 29 de março de 2011

Director Regional da Juventude exorta jovens a empenharem-se no “trabalho público”


O Director Regional da Juventude exortou hoje na Horta “os jovens e os menos jovens” a empenharem-se cada vez mais no “trabalho público” nos Açores.


A mensagem foi expressa por Bruno Pacheco na abertura da sessão regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, que decorre hoje na sala do plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.


Bruno Pacheco lembrou, todavia, que o trabalho público não se esgota apenas no “trabalho político”, e incentivou os jovens dedicarem-se mais ao trabalho comunitário e ao voluntariado ambiental e social.


“Precisamos dar mais de nós próprios pela nossa sociedade”, defendeu o Director Regional da Juventude, que desafiou os jovens a dedicarem menos tempo às telenovelas e às playstations e a passarem mais tempo na rua a ajudar o próximo ou em acções de promoção do ambiente.


Apelou também aos jovens para que estes coloquem um maior empenho na vida associativa das escolas, “com a dinamização de mais actividades, mais projectos, mais iniciativas”.


“Nas escolas onde não existe uma associação de estudantes, criem uma associação de estudantes; nas escolas onde já existe uma associação de estudantes, concorram para a associação de estudantes; para as escolas onde essa associação de estudantes já faz alguma coisa, proponham mais coisas”, sugeriu Bruno Pacheco.


“Que futuro para a Educação?” é o tema do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, cuja sessão regional tem este ano a participação de mais de quatro dezenas de alunos de 20 escolas açorianas.


Na iniciativa participam as Escolas Básicas e Secundárias de Vila Franca do Campo, da Graciosa, das Velas, da Calheta, da Madalena, de São Roque do Pico e das Flores, as Escolas Secundárias Antero de Quental, Domingos Rebelo, das Laranjeiras, da Lagoa, da Ribeira Grande, Vitorino Nemésio, Jerónimo Emiliano de Andrade e Manuel de Arriaga, o Colégio do Castanheiro e as Escolas Profissionais do Nordeste, da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Horta.


A sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, a realizar dias 30 e 31 de Maio no hemiciclo da Assembleia da República, contará com seis jovens em representação de três escolas dos Açores, que serão eleitos hoje na Horta.


Paralelamente a esta iniciativa, decorre também hoje, ao final da tarde, na Assembleia Legislativa, a fase regional do concurso Euroscola, com a participação de alunos de nove escolas do arquipélago.


Este ano dedicado ao tema “Educação na Europa – uma oportunidade para todos”, o Euroscola é organizado pelo Parlamento Europeu e traduz-se na realização de diversas sessões de um dia no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com a participação de cerca de 500 jovens, representando escolas dos vários Estados membros da União Europeia.


Em cada sessão, os jovens participam em grupos de trabalho multilingues, seguidos duma reunião plenária, fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, num incentivo à compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expectativas.


O programa tem como objectivos familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias e consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa.


Visa ainda oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projecto europeu. GaCS/FG

Sem comentários: