sexta-feira, 17 de junho de 2011

Agricultores devem produzir com qualidade em detrimento da quantidade



O Director Regional do Desenvolvimento Agrário exortou ontem, na ilha do Faial, os agricultores açorianos a produzirem com qualidade em detrimento da quantidade.

Numa região com as características da nossa, deve ser esse o nosso grande desafio, afirmou Joaquim Pires na cerimónia de abertura do Encontro do Mundo Rural, uma iniciativa que decorre até domingo no Parque de Exposições da Ilha do Faial, na Quinta de São Lourenço.

Segundo referiu na ocasião, este certame caracteriza o “poder dinamizador que o meio rural faialense tem e demonstra, ano após ano”, sendo de registar também a “dinâmica das actividades agropecuária e agro-alimentares” da ilha, que têm um “vector muito incisivo”.

Para Joaquim Pires, iniciativas como esta são essenciais para “distinguir o melhor e provocar também a modernização e promover o saudável encontro ente todos”, ao mesmo tempo facilitam a procura de “respostas e contributos para o evoluir do nosso processo de desenvolvimento”.

Relativamente aos vários concursos que envolverão 120 bovinos e 83 equinos, o Director Regional do Desenvolvimento Agrário disse que eles servem sobretudo para “chegar mais além”.

Os bovinos aqui expostos foram “tecnicamente escolhidos a preceito para serem demonstrativos da excelente evolução e do trabalho que se tem feito” em matéria de melhoramento animal na ilha do Faial, garantiu Joaquim Pires, adiantando que também os equinos participantes são demonstrativos de uma “vertente de diversificação” na área da criação cavalar.

A terminar, fez votos para que os vários concursos de animais e produtos agrícolas que irão decorrer durante a feira sirvam para avaliar “como estamos a trabalhar”, num “exame que é motivador e extraordinariamente oportuno para se levar mais longe a qualidade dos produtos” açorianos.

O Encontro do Mundo Rural é uma iniciativa do Governo Regional e da Câmara Municipal da Horta, envolvendo também a Adeliaçor, Hortaludus, Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Associação de Agricultores da Ilha do Faial, Associação dos Jovens Agricultores do Faial e Escola Profissional da Horta.

Esta feira, que decorre um espaço com 27.000 metros quadrados, conta com 50 expositores comerciais e com 10 pavilhões e exposições institucionais.



GaCS/FG/HO

Sem comentários: