quarta-feira, 1 de junho de 2011

Presidente do Governo inaugura Área Pediátrica do Serviço de Urgência do HDES






O Presidente do Governo presidiu hoje à inauguração da Área Pediátrica do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.



Para Carlos César, trata-se de “um requisito essencial de um serviço de urgência de um Hospital de agudos. É também um benefício muito importante correspondente a um investimento muito significativo de quase meio milhão de euros mas que permitirá a abertura desta zona especificamente dirigida à urgência para crianças e adolescentes”
O Presidente do Governo considerou, em declarações aos jornalistas, que esta nova Área é “um importante benefício que tenho muito gosto que tenha sido inaugurado por sugestão do Serviço de Pediatria neste dia em que se comemora também o Dia Mundial da Criança”.
Carlos César acrescentou que “é muito que importante que nos diversos planos de prestação de serviços públicos, seja na área da educação, da integração social ou na área da saúde, nós sejamos capazes de melhorar aquilo que fazemos em benefício da criança porque é justamente nessa fase da vida das pessoas que se formam as gerações futuras em todas as suas dimensões”. Para o Presidente do Governo, “este dia é um dia em que devemos alegrar-nos pelo que temos e permanecer intranquilos face aquilo que ainda não temos, em benefício das crianças e dos jovens nos Açores”.
A Urgência Pediátrica hoje inaugurada é um espaço integrante do Serviço de Urgência do HDES remodelado especificamente para o atendimento da criança e do adolescente. Este novo espaço vai permitir maior privacidade e um acompanhamento das crianças pelos familiares. Aliás, estas instalações constituem uma aspiração muito antiga do Hospital, agora concretizada.
Estas obras criaram dois gabinetes de atendimento geral, uma sala de observação com capacidade para 6 camas, uma sala de pequena cirurgia, uma sala de observação de isolamento para casos especiais e gabinetes técnicos de apoio. A sala de observação, com 6 camas, constitui uma melhoria considerável, pois vai permitir internamentos de curta duração e evitar, em consequência, o internamento hospitalar.
No ano de 2010, o HDES teve cerca de 80 000 urgências, das quais 19 288 de pediatria.



GaCS/CT/SF

Sem comentários: