
A Direcção Regional da Juventude lançou um novo sítio na Internet dedicado exclusivamente ao Programa “Bento de Góis” que se destina a jovens residentes nos Açores, com idades compreendidas entre os 12 e os 26 anos e tem o objectivo de fomentar a mobilidade juvenil.
O sítio, que já está disponível com o endereço: http://bentodegois.drj.azores.gov.pt , dispõe de toda a informação sobre o programa e foi criado para facilitar os procedimentos administrativos e promover a rapidez e a flexibilidade na formalização de candidaturas a este programa.
As candidaturas ao programa “Bento de Góis” devem realizar-se até ao próximo dia 30 de Novembro, para os projectos a realizar de 1 de Janeiro a 30 de Junho do próximo ano e até 31 de Março, para os projectos a realizar de 1 de Julho a 31 de Dezembro.
O fomento da mobilidade dos jovens com a finalidade de aprofundar a sua identidade açoriana, o conhecimento das comunidades açorianas dispersas pelo mundo e o estímulo do sentido de pertença à União Europeia é um objectivo e uma aposta da política de juventude do Governo dos Açores.
A resposta a estes objectivos é dada pelo Programa “Bento de Góis” que se desenvolve no sentido de proporcionar a mobilidade dos jovens não só nos Açores como em todo o território Nacional, o intercâmbio nos Açores e a mobilidade internacional.
Os apoios à mobilidade nos Açores e no território Nacional destinam-se ao financiamento de projectos que integrem actividades nas áreas de expressão sociocultural, recreativa, artística, pedagógica e cientifica abrangendo também a participação em conferências, reuniões, encontros e outros eventos na área da dinamização juvenil.
Por seu lado, os projectos de intercâmbio nos Açores que se enquadram nos apoios previstos pelo Programa “Bento de Góis”, devem fomentar a cooperação estreita e solidária entre os jovens dos Açores e proporcionar o conhecimento da riqueza inerente à diversidade existente em cada uma das nove ilhas, integrando actividades nas áreas de expressão sociocultural, recreativa, artística, pedagógica e científica.
As candidaturas aos apoios a projectos de intercâmbio podem ser bilaterais, trilaterais ou multilaterais e implicam sempre a existência de, pelo menos, dois grupos intervenientes: grupo de deslocação e grupo de acolhimento, que devem apresentar processos de candidatura independentes.
O financiamento da Mobilidade Internacional, previsto na regulamentação do Programa “Bento de Góis”, abrange as candidaturas de projectos que contribuam para a aproximação dos jovens residentes nos Açores aos jovens das comunidades açorianas radicadas no estrangeiro, através da troca de experiências, hábitos e tradições que enriqueçam mutuamente as suas vivências e realidades socioculturais, podendo desenvolver-se através de visitas de estudo ao estrangeiro, que promovam a aproximação dos jovens açorianos a diferentes culturas, hábitos, tradições, ampliando mundividências e aprofundando o sentido da açorianidade no mundo global.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário