
O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade enalteceu ao fim da tarde de ontem a opção da empresa Decathlon ter concluído o seu primeiro investimento nos Açores, numa altura de enormes dificuldades para a vida económica e financeira do país e das famílias portuguesas.
Arnaldo Machado, que presidiu à inauguração, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, e do Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, da maior loja de desporto nos Açores, aberta ao público a partir de hoje, disse que a empresa de origem francesa, existente desde 1976, revelou acreditar nas potencialidades da economia regional, implementando na ilha de São Miguel um novo espaço comercial que contribuirá para a modernização e diversificação do sector da distribuição, gerando assim mais-valias para a economia local.
Sublinhou, a propósito, que o executivo açoriano tem procurado, através de um conjunto articulado e coerente de medidas sectoriais, criar um ambiente estimulante de eficiência empresarial, de modo a minimizar os efeitos nefastos da actual crise, incentivando o investimento privado e promovendo o desenvolvimento económico sustentável a médio e longo prazo, no arquipélago.
Segundo Arnaldo Machado, a política de incentivos ao investimento em vigor na Região Autónoma, constitui um instrumento fundamental de política económica que tem vindo a incrementar o investimento privado e a atrair novos investidores para as ilhas, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico e o progresso local.
O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade salientou que, a partir do passado dia 5 de Novembro, foi operacionalizada uma reforma do SIDER, como principal sistema de incentivos da Região Autónoma, através da qual o Governo ampliou a aplicação do sistema, incrementou as taxas de comparticipação pelos diversos ramos de actividade e criou mecanismos mais fáceis de pagamento, reforçando o SIDER como instrumento de coesão regional.
Arnaldo Machado reconheceu haver, por parte dos poderes públicos regionais, um grande esforço para estimular a criação de riqueza, impulsionando o investimento privado nas ilhas, tendo considerado que são os agentes económicos os principais factores de mudança e os que representam maior protagonismo na vida económica da Região.
A loja Decathlon, com uma área coberta de dois mil metros quadros num só piso, comercializa vestuário e acessórios, destinados a homens, mulheres e crianças, para a prática de mais de 65 modalidades desportivas diferentes, embora alguns artigos possam ser feitos apenas por encomenda.
Com cerca de 200 lugares de estacionamento, a Decathlon, instalada na maior cidade açoriana, num investimento financeiro de cinco milhões de euros, é a 19ª loja inaugurada em Portugal, envolvendo um total de 27 trabalhadores e expondo cerca de 800 artigos desportivos para venda.
A rede Oxylane, da qual faz parte a Decathlon, é uma multinacional líder europeia de distribuição e concepção/produção de artigos desportivos, através de marcas suas.
Dispõem, ainda, de uma oficina, onde é disponibilizado ao cliente um serviço pós-venda e personalização de material desportivo.
Além disso, organiza eventos desportivos em parceria com os clubes da Região Autónoma para proporcionar aos seus clientes a prática e a descoberta de novos desportos ou, simplesmente, oferecer diversão.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário