sábado, 5 de novembro de 2011

Os Açores são plataformas de cruzamento de culturas


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos sublinhou ontem à noite, na sessão de abertura do 4º Festival “O Mundo Aqui”, no Pavilhão das Portas do Mar, que os Açores já se sagraram uma “plataforma de cruzamento de saberes, experiências, culturas e tolerâncias e, a partir de hoje, também de sabores”.


A Região tem sido um palco procurado e privilegiado para a organização de vários eventos e congressos internacionais, como foi o Metrópolis, que também decorreu neste espaço nobre da cidade e que trouxe a Ponta Delgada centenas de visitantes.


José Contente elogiou o dinamismo da AIPA – Associação de Emigrantes dos Açores e destacou a entrega do presidente da associação, referindo que “desde há 13 anos, quando veio para os Açores, Paulo Mendes conseguiu imprimir dinamismo nesta associação e criou um sentimento de partilha e de integração da comunidade emigrante nos Açores”.


O Governo Regional tem contribuído fortemente para estabelecer políticas integração dos emigrantes na sociedade açoriana. Refira-se, a título de exemplo, que hoje um emigrante passados três anos de domiciliação fiscal já pode concorrer aos programas de apoio à habitação.


O Secretário Regional frisou que “nós açorianos, porque temos uma experiência de integração cultural em várias partes do mundo, temos também, internamente, esse espírito de tolerância, de aceitação de outras culturas, uma aceitação genuína e autêntica”.


O governante acrescentou ainda que os emigrantes que vivem e trabalham nos Açores “são tão açorianos como nós porque sentem o apego às nossas gentes, aos nossos valores e à nossa cultura”.


José Contente afirmou, a propósito, que é nesta simbiose de acção, valores e culturas que se materializa a força da diversidade e os Açores são mais ricos com o contributo dos emigrantes, “com os que fazem parte da nossa cultura e que trazem até nós novos conhecimentos, experiências e novos sabores”, como demonstra a iniciativa do Festival “O Mundo Aqui”.





GaCS

Sem comentários: