quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Governo dos Açores participa no programa “Faial Pleno Emprego”


A ilha do Faial vai ser palco, durante nove meses, de um programa para a criação de novos empresários agrícolas, emprego e/ou dinâmicas para o empreendedorismo agrícola e crescimento da produção agrícola regional.



O programa, cujo protocolo de cooperação foi assinado terça-feira à noite, na freguesia dos Cedros, envolve o Governo dos Açores, através das Secretarias Regionais da Agricultura e Florestas e do Trabalho e Solidariedade Social, a Câmara Municipal da Horta e a Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial.


Contribuir para a criação de emprego sustentável na ilha do Faial, promover a criação de novos empresários agrícolas e criar, pela atividade agrícola, a incubação do espírito de iniciativa para o autoemprego ou para o empreendedorismo são algumas das apostas desta iniciativa.


Este programa inédito a nível regional visa ainda aumentar a produção de produtos frescos e da fruticultura, reforçar a autossuficiência alimentar da ilha do Faial e transferir conhecimentos da área produtiva, promovendo a formação em exercício de ativos humanos.


A Câmara Municipal da Horta participa nesta iniciativa com a cedência de quatro prédios rústicos, nas freguesias de Angústias (2) e de Feteira (2), com cerca de 27.500 metros quadrados, enquanto a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assegurará a orientação e acompanhamento técnico do plano de formação e de produção, ministrando formação e cedendo as sementes, plantios, máquinas e equipamentos necessários.


Por sua vez, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social contribuirá com os seus programas de apoio aos desempregados ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção tendo em vista a sua qualificação e/ou reconversão profissional, bem como a sua reintegração no mercado de trabalho ou apoio e desenvolvimento de iniciativas para o empreendedorismo.


À Cooperativa Agrícola da Ilha do Faial competirá, por seu turno, identificar as necessidades e oportunidades de colocação no mercado de produtos agrícolas, indicando as respetivas qualidades, quantidades e períodos e fornecimento, os quais rececionará e acondicionará para venda.


Nos termos do protocolo agora assinado, este programa terá a duração de nove meses a contar da data do início das suas componentes teóricas e práticas.


Ao intervir na cerimónia de assinatura deste protocolo de colaboração, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas lembrou que, hoje em dia, é fundamental que os agricultores aprofundem os seus conhecimentos, pois já não basta ”saber mudar o gado ou ordenhar uma vaca”.


Noé Rodrigues considerou ainda que o lançamento deste programa é uma boa oportunidade para as pessoas que não têm emprego ou que, por qualquer razão, perderam os seus rendimentos, podendo deste modo ganhar novas competências e integrarem-se na atividade agrícola.


Também a Secretária do Trabalho e da Solidariedade Social destacou a importância e o carácter inovador desta parceria, adiantando que se a mesma tiver o sucesso esperado será naturalmente replicada noutras ilhas.


De acordo com Ana Paula Marques, a qualificação profissional tem uma importância acrescida em tempos difíceis como aqueles que se vivem atualmente por todo o mundo, pelo que iniciativas deste género são fundamentais para ajudar a integrar pessoas que perderam os seus empregos, designadamente em áreas como a construção civil e o comércio,



GaCS

Sem comentários: