quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Governo quer envolver este ano mais de mil beneficiários do RSI em contexto de formação e trabalho


O Governo dos Açores pretende envolver, até final do ano, mais de mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) em contexto de formação e trabalho.



A informação foi avançada pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante s visita que efetuou hoje, na ilha do Faial, aos cursos “Formar para Integrar”, que decorrem na antiga Casa do Gaiato.


Segundo indicou Ana Paula Marques, neste momento estão já envolvidas no projeto FIOS (Formar, Inserir e Ocupar Socialmente) cerca de 200 pessoas em São Miguel e, na próxima semana, irá abrir mais uma turma na ilha de Santa Maria.


No âmbito deste programa, as pessoas, durante nove meses, têm oportunidade de se formarem, adquirindo novas competências que as possam ajudar a uma mais fácil integração no mercado de emprego.


Para a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, estas experiências inovadoras, que resultam de parcerias entre o Governo e diferentes instituições, como é o caso das IPSS, vão ser alargadas a outras ilhas.


No caso concreto do Faial, estão presentemente envolvidos nos cursos “Formar para Integrar” 63 beneficiários do PROSA e do RSI, mas Ana Paula Marques revelou que, nos próximos dias, vão ser chamadas mais pessoas para serem enquadradas no programa “Faial Pleno Emprego”, vocacionado para a produção de produtos frescos da horticultura e da fruticultura.


De acordo com a governante, o projeto que decorre nas instalações da antiga Casa do Gaiato é “muito interessante”, pois “dá às pessoas a possibilidade de se formatem para ficarem disponíveis para criar o autoemprego ou para trabalharem por conta de outrem”.


Depois de destacar o grande envolvimento dos técnicos do Serviço Social neste programa, que tem como entidade gestora o Lar das Criancinhas da Horta, Ana Paula Marques sublinhou também que a iniciativa tem também o condão de dar aproveitamento a um edifício que “estava praticamente desprezado”. Além do mais, acrescentou, a horta aqui existente está a ser aproveitada e os seus produtos, que são vendidos no mercado, trazem também uma mais-valia às pessoas que estão envolvidas no projeto.


Ainda quanto ao RSI, a Secretária do Trabalho e Solidariedade Social fez questão de sublinhar que, dos cerca de 19.000 beneficiários atualmente existentes nos Açores, “50% são crianças em idade escolar e cerca de 22% têm rendimentos do trabalho”.


Os outros – aqueles que não têm rendimento do trabalho – “são idosos e outras pessoas que têm problemas de inserção, que têm falta de competências profissionais e é para estes que se vai dirigir este nosso trabalho, em colaboração com a sociedade civil e com as organizações”, acrescentou.



GaCS

Sem comentários: