quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

“Educação para o Consumo” é a nova aposta do Governo dos Açores


Foi apresentado, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, o projeto “Educação para o Consumo”. Uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, no âmbito da Educação para a Cidadania.


O projeto-piloto, ontem apresentado, tem como objetivo esclarecer conceitos relativos ao consumo, à utilização de bens e serviços, à publicidade e ao marketing e, ainda, ao orçamento e endividamento, de forma a promover jovens consumidores socialmente responsáveis.

Segundo o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, o que se pretende é que os jovens envolvidos neste projeto ganhem competências na área do consumo inteligente.

O diretor defende, assim, que o hiperconsumismo e, o consequente, sobre-endividamento, obriga ao uso da “inteligência emocional no ato do consumo”, por parte do consumidor, que deve ter sempre presente a noção de que para consumir é necessário, em primeiro lugar, possuir recursos.

Numa primeira fase, o projeto “Educação para o Consumo” irá abranger cerca de 400 alunos de 10 escolas do ensino secundário e profissional da ilha de São Miguel e será materializado na concretização de cinco sessões de esclarecimento a alunos que frequentem o 10º ano de escolaridade.

Comprar no século XXI; Utilizadores de serviços; Publicidade e meios de comunicação; Jogos, brinquedos e outros, bem como, Consumidores informadossão os tópicos das sessões.

Na senda de “Educação para o Consumo” está a iniciativa “Educa-te com a Crise”, a realizar entre julho e dezembro, na ilha Terceira e será desenvolvido em parceria com a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira. Ambos os projetos são apoiados por fundos comunitários, através do programa europeu Juventude em Ação.

O Diretor Regional da Juventude declarou, na ocasião, que o objetivo, a médio prazo, é “alargar a “Educação para o Consumo” a outras escolas e tentar abranger o maior número de alunos possível, à semelhança do que já se faz com a Educação para o Empreendedorismo.”



GaCS

Sem comentários: