terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo dos Açores continua a apostar na criatividade dos jovens açorianos


Foi apresentado hoje, na Praia da Vitória, o plano formativo para 2012 da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que conta com a parceria do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.


O projeto, que começou ao nível formativo em 2011, apresentou um resultado positivo, como declarou o Diretor Regional da Juventude. Segundo afirmou, “houve uma boa adesão por parte do público da ilha Terceira e, por isso, o Governo dos Açores decidiu renovar o apoio à Academia.”

Bruno Pacheco referiu que esta parceria tem como objetivo principal continuar a possibilitar que os jovens terceirenses tenham acesso a formação de qualidade em novas áreas da criatividade e da criação, estimulando, deste modo, a produção local.

O diretor regional considerou, na ocasião, que "ainda estamos longe de ter no arquipélago uma indústria criativa forte. Mas o que temos vindo a fazer, quer em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória quer em parceria com outras entidades, é potenciar as bases para a consolidação desse setor”, através da disponibilização de uma oferta formativa, especializada e direcionada para esta área.

Além disso, referiu que “o Governo dos Açores não se restringe a dinamizar esse tipo de iniciativas, mas também, numa perspetiva mais lata e mais alargada, tem outros projetos que promovem a criatividade dos jovens açorianos, como é exemplo o Labjovem.”

Ainda dentro deste tipo de iniciativas, o Diretor Regional da Juventude referiu que, ainda no mês de fevereiro, vai ser apresentado o programa “Põe-te em Cena”, que tem como objetivo abrir portas aos jovens criadores, quer nas áreas mais artísticas ou mais tecnológicas, “por um lado, ao nível da disponibilização de equipamentos e, por outro lado, através do apoio financeiro.”

Em relação à nova aposta do plano formativo da Academia da Juventude, ele é composto por sete formações, a decorrerem entre março e novembro deste ano. Todas as formações contam com formadores da Restart, entidade parceira da Academia para a formação.

“Design Gráfico”, “Captação de Som para Cinema e Vídeo”, “Ilustração Vetorial/Digital”, “Street Art”, “Visual Storytelling”, “Escrita de Humor para Rádio, TV e Web” e “Produção de Música Eletrónica” são as ações de formação incluídas no plano formativo da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.



GaCS

Sem comentários: