terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Novo projecto turístico apoiado pelo Governo qualifica oferta turística dos Açores


O setor do turismo nos Açores “continua a ser uma área de investimento e de grande potencial para o desenvolvimento e para o crescimento da nossa economia”, disse hoje, na Ribeira Grande, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.


O Secretário Regional da Economia, que falava durante a apresentação do projecto NorthShore Resort, uma nova unidade hoteleira vocacionada para o turismo de mar, que será instalada junto à praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, recordou que o sector do turismo “ressentiu-se ao longo do último ano da forte retracção que se verificou no mercado nacional”, existindo, no entanto, “sinais dos resultados que temos vindo a conseguir na opção estratégica de reforçar o peso dos mercados externos no número de turistas e no número de dormidas nos Açores”.

Segundo Vasco Cordeiro, o reforço dos mercados externos “tem vindo, ao longo dos últimos meses, a registar um crescimento na ordem dos dois dígitos”. “Temos de continuar assim já que é fundamental que criemos esta maior presença de mercados externos na estrutura do nosso turismo”, assegurou.

Nesse sentido, o Secretário Regional da Economia considerou igualmente de grande importância “que, cada vez mais, não nos circunscrevamos apenas a um turismo de contemplação” já que “o potencial que o turismo pode ter na economia da Região passa também pelo turismo activo, em que são criados serviços que podem rentabilizar as nossas belezas naturais e a presença dos Açores neste segmento de turismo de natureza e assim criar empregos e deixar riqueza”.

Para o Secretário Regional da Economia, o projecto que hoje foi apresentado “é um exemplo, entre vários outros, de uma diferenciação e qualificação no que tem a ver com a aposta turística da Região ao nível do alojamento e para os quais existem programas de incentivos públicos”.

“O turismo relacionado com o Mar é uma área de futuro”, destacou ainda Vasco Cordeiro, considerando que a instalação desta unidade hoteleira na Ribeira Grande demonstra a “percepção dos investidores de que o turismo nos Açores é uma área em que vale a pena apostar”

O projecto North Shore Resort prevê a construção de 40 unidades de alojamento em madeira e pedra de basalto. As obras iniciam-se no próximo mês de Maio, divididas em duas fases: a primeira fase, com a construção de 20 unidades de alojamento, deverá entrar em funcionamento em Maio de 2013. Os promotores prevêem que a segunda fase fique concluída em Maio de 2014.


GaCS

Sem comentários: